{"id":1060,"date":"2009-03-25T14:03:36","date_gmt":"2009-03-25T14:03:36","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:35","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:35","slug":"integracao_21_construcao_da_agenda_21_tematica","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/integracao_21_construcao_da_agenda_21_tematica.html","title":{"rendered":"Integra\u00e7\u00e3o 21, constru\u00e7\u00e3o da Agenda 21 tem\u00e1tica"},"content":{"rendered":"\n

A agenda 21 \u00e9 um plano de desenvolvimento sustent\u00e1vel a ser implementado a curto, m\u00e9dio e longo prazos. Foi criada na Rio 92, durante a Confer\u00eancia da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.<\/p>\n\n\n\n

Seguindo as recomenda\u00e7\u00f5es da Agenda, o programa de educa\u00e7\u00e3o ambiental Integra\u00e7\u00e3o 21 apresenta como foco a quest\u00e3o do lixo. O trabalho foi viabilizado pela parceria entre Pau-Brasil Educa\u00e7\u00e3o e Gest\u00e3o Ambiental e Petroqu\u00edmica Uni\u00e3o S\/A.<\/p>\n\n\n\n

O objetivo principal do programa \u00e9 construir um plano de a\u00e7\u00e3o baseado em processos de planejamento participativo, que envolva os v\u00e1rios segmentos da sociedade, incentivando-os a expor suas opini\u00f5es a partir de suas viv\u00eancias com os problemas locais. A an\u00e1lise dos pontos de vista facilita a busca de solu\u00e7\u00f5es possibilitando atender as demandas e criando um processo fundamental de ensino e aprendizagem em torno do plano de a\u00e7\u00e3o. De acordo com Weid (1997), programas desta natureza precisam estar apoiados numa metodologia de planejamento que segue princ\u00edpios essenciais como: participa\u00e7\u00e3o, co-responsabilidade e compartilhamento.<\/p>\n\n\n\n

Esta forma de trabalhar a educa\u00e7\u00e3o ambiental de acordo com Sorrentino (1998) tende a:<\/p>\n\n\n\n