{"id":1051,"date":"2009-03-25T11:28:38","date_gmt":"2009-03-25T11:28:38","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:37","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:37","slug":"educacao_ambiental_e_inclusao_social","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/educacao_ambiental_e_inclusao_social.html","title":{"rendered":"Educa\u00e7\u00e3o Ambiental e Inclus\u00e3o Social"},"content":{"rendered":"\n

Por Jorge Amaro de Souza Borges<\/p>\n\n\n\n

\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n
<\/div>\n\n\n\n

Pessoas Portadoras de Defici\u00eancia Mental contribuem para um mundo ambientalmente melhor e ainda crescem socialmente, atrav\u00e9s de pr\u00e1ticas educa\u00e7\u00e3o ambiental.<\/p>\n\n\n\n

O CAZON \u2013 Centro Abrigado Zona Norte<\/strong> foi fundado em 1992 e \u00e9 vinculado a FADERS – Funda\u00e7\u00e3o de Articula\u00e7\u00e3o e Desenvolvimento de Pol\u00edticas para Pessoas Portadoras de Defici\u00eancia e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul. Essa, por sua vez, est\u00e1 ligada \u00e0 ligada Secretaria de Educa\u00e7\u00e3o do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 voltado ao desenvolvimento de atividades ocupacionais \u00e0 Pessoas Portadoras de Defici\u00eancia Mental – PPDM na idade adulta (dos 18 aos 54 anos). As atividades desenvolvidas contribuem para o desenvolvimento emocional \u00e9tico e cognitivo das PPDM ao longo do seu processo de socializa\u00e7\u00e3o e constru\u00e7\u00e3o de sua identidade social.<\/p>\n\n\n\n

Cerca de 131 aprendizes participam de diversas oficinas e atividades complementares como oficina de produ\u00e7\u00e3o (terceiriza\u00e7\u00e3o \u00e0s empresas), arte e artesanato, artes dom\u00e9sticas, recrea\u00e7\u00e3o e lazer, t\u00e9cnicas agr\u00edcolas e educa\u00e7\u00e3o ambiental, apoio pedag\u00f3gico, educa\u00e7\u00e3o f\u00edsica e terapia ocupacional. Essas atividades d\u00e3o chance das PPDM adquirirem novos conhecimentos, aprimorando os j\u00e1 existentes, interagindo e confrontando a realidade, buscando constantemente a constru\u00e7\u00e3o de sua cidadania.<\/p>\n\n\n\n

A Oficina de T\u00e9cnicas Agr\u00edcolas e Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – em seu plano de a\u00e7\u00e3o visa trabalhar a preserva\u00e7\u00e3o ambiental e a inclus\u00e3o de portadores de defici\u00eancia, tendo como p\u00f3lo irradiador \u00e0 percep\u00e7\u00e3o ambiental, o contato direto com a natureza, as viv\u00eancias do dia a dia, os reflexos da rela\u00e7\u00e3o antr\u00f3pica local permitindo a sensibiliza\u00e7\u00e3o e as mudan\u00e7as comportamentais necess\u00e1rias para busca constante de crescimento como seres humanos, membros de um planeta vivo. Neste contexto, s\u00e3o desenvolvidas atividades de percep\u00e7\u00e3o e contato direto com a natureza, provocando rea\u00e7\u00f5es diversas. Como isso afetar\u00e1 estas pessoas?<\/p>\n\n\n\n

Diferentes estudos t\u00eam mostrado que o contato com a natureza influ\u00eancia na sa\u00fade f\u00edsica e mental das pessoas (Funda\u00e7\u00e3o Gaia, 1995), a capacidade de fantasiar \u00e9 maior (Grahn, 1996) desenvolvendo uma maior coordena\u00e7\u00e3o motora e melhor capacidade de concentra\u00e7\u00e3o e diminui\u00e7\u00e3o do estresse causado pelo fluxo intenso das grandes cidades. Os trabalhos s\u00e3o direcionados a turmas, constando no m\u00e1ximo 15 (quinze) aprendizes. Procura-se abordar as potencialidades individuais de cada um, buscando seu aprimoramento e crescimento coletivo. Dentre as tem\u00e1ticas trabalhadas, dois foram os eixos estruturadores: manejo de res\u00edduos s\u00f3lidos e agroecologia.<\/p>\n\n\n\n

Objetivos Gerais<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Implementar um conjunto de propostas e metodologias de trabalho visando um processo de Alfabetiza\u00e7\u00e3o Ecol\u00f3gica, utilizando como eixos estruturadores a Agroecologia e o Manejo de Res\u00edduos S\u00f3lidos de forma transversal e continuada.<\/p>\n\n\n\n

Sensibilizar os aprendizes e a comunidade na qual est\u00e1 inserido o CAZON no sentido de tornar o ambiente prop\u00edcio \u00e0 realiza\u00e7\u00e3o de atividades pr\u00e1ticas de utiliza\u00e7\u00e3o e preserva\u00e7\u00e3o da natureza.<\/p>\n\n\n\n

Estimular, nos aprendizes, atrav\u00e9s de uma atividade organizada e cont\u00ednua, o respeito e a responsabilidade com o meio ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Promover a orienta\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica de atividades pr\u00e1ticas espec\u00edficas visando prepara\u00e7\u00e3o para trabalhos de gera\u00e7\u00e3o de renda de acordo com as potencialidades individuais da cada um.<\/p>\n\n\n\n

Objetivos Espec\u00edficos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Oportunizar, atrav\u00e9s do desenvolvimento do projeto, a realiza\u00e7\u00e3o de atividades b\u00e1sicas que visam a sondagem de aptid\u00f5es e interesses, bem como valorizar o trabalho agr\u00edcola em primeira inst\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

Proporcionar condi\u00e7\u00f5es para o real aproveitamento da oficina no sentido de obter, como produto final, a dinamiza\u00e7\u00e3o e a objetividade do processo ensino-aprendizagem, possibilitando a integra\u00e7\u00e3o de todas as \u00e1reas de estudos.<\/p>\n\n\n\n

Aplicar, em situa\u00e7\u00f5es reais, os conhecimentos te\u00f3ricos e pr\u00e1ticos relacionados \u00e0 oficina.<\/p>\n\n\n\n

Reorganizar a paisagem do CAZON, desenvolvendo o sentimento de racionaliza\u00e7\u00e3o e de preserva\u00e7\u00e3o dos recursos naturais.<\/p>\n\n\n\n

Aperfei\u00e7oar a habilidade de manejar instrumentos b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

Potencializar a rela\u00e7\u00e3o aprendiz-CAZON-fam\u00edlia como forma de instrumentalizar a\u00e7\u00f5es no sentido de realizar trabalhos de forma integrada, ampla e abrangente.<\/p>\n\n\n\n

Criar uma atitude de aceita\u00e7\u00e3o e valoriza\u00e7\u00e3o do trabalho, como atividade indispens\u00e1vel ao homem.<\/p>\n\n\n\n

Facilitar as aquisi\u00e7\u00f5es cooperativas e interativas, da\u00ed a import\u00e2ncia da din\u00e2mica s\u00f3cio-pedag\u00f3gica (rela\u00e7\u00e3o entre a instru\u00e7\u00e3o grupal e a programa\u00e7\u00e3o individual).<\/p>\n\n\n\n

Facilitar a habitua\u00e7\u00e3o, com mais tempo investido nas atividades e com menos tempo de transi\u00e7\u00e3o entre elas.<\/p>\n\n\n\n

Variar as atividades de uma forma sistem\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n

Proporcionar atividades extracentro (garantir amplos contatos com o meio).<\/p>\n\n\n\n

Minimizar o comportamento de depend\u00eancia e aumentar o poder de iniciativa e sentimento de integridade.<\/p>\n\n\n\n

Resultados<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em quase dois anos de atividades, a oficina j\u00e1 apresenta pontos significativos que merecem destaque:<\/p>\n\n\n\n