{"id":1049,"date":"2009-03-25T10:45:35","date_gmt":"2009-03-25T10:45:35","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:37","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:37","slug":"desenhando_a_lei_-_a_lei_ambiental_interpretada_para_e_pela_crianca","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/desenhando_a_lei_-_a_lei_ambiental_interpretada_para_e_pela_crianca.html","title":{"rendered":"Desenhando a Lei – A Lei Ambiental Interpretada para e pela Crian\u00e7a"},"content":{"rendered":"\n
\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Justificativa<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A conscientiza\u00e7\u00e3o sobre a necessidade de conserva\u00e7\u00e3o e defesa do meio ambiente para presentes e futuras gera\u00e7\u00f5es \u00e9 incontest\u00e1vel. O conhecimento da lei para entendimento dos deveres e prerrogativa dos cidad\u00e3os \u00e9 imprescind\u00edvel. A import\u00e2ncia de se come\u00e7ar a educa\u00e7\u00e3o ambiental na inf\u00e2ncia \u00e9 inquestion\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

Aproveitando a experi\u00eancia obtida na III Semana Integrada do Meio Ambiente realizada em junho de 2002, decidimos expandir o projeto \u201cDesenhando a Lei\u201d \u00e0s escolas de ensino fundamental, contribuindo assim para aplica\u00e7\u00e3o do inciso VI do par\u00e1grafo 1\u00ba do art. 225 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal de 1988, ou seja, \u201cpromover a educa\u00e7\u00e3o ambiental em todos os n\u00edveis de ensino e a conscientiza\u00e7\u00e3o p\u00fablica para a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente\u201d; dispositivo este regulamentado pela Lei 9.795\/99 que instituiu a Pol\u00edtica Nacional de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental.<\/p>\n\n\n\n

Objetivo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Fazer com que as crian\u00e7as entendam as leis ambientais, para contribuir com a preserva\u00e7\u00e3o e defesa do meio ambiente como cidad\u00e3os respons\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n

Metas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Conseguir, de forma criativa, mudar o comportamento de um maior n\u00famero poss\u00edvel de estudantes e torn\u00e1-los agentes de defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado e saud\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

Estrat\u00e9gia de Operacionaliza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Mostrar a lei em forma de hist\u00f3ria que dever\u00e1 ser interpretada pela crian\u00e7a por meio de desenhos.<\/p>\n\n\n\n

Conte\u00fados Tem\u00e1ticos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Art. 225 da Constitui\u00e7\u00e3o Federal \u2013 o artigo da Constitui\u00e7\u00e3o dever\u00e1 ser usado como introdu\u00e7\u00e3o, dando \u00eanfase no aspecto cidadania (direito e deveres); e<\/p>\n\n\n\n

Lei 9.605\/98 (Crimes Ambientais) \u2013 ser\u00e1 apresentada em forma de hist\u00f3rias, falando sobre crimes contra a fauna, flora, patrim\u00f4nio, crimes de polui\u00e7\u00e3o e outros.<\/p>\n\n\n\n

Metodologia<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A primeira parte ser\u00e1 expositiva, assim, o apresentador dever\u00e1 usar linguagem adequada \u00e0 compreens\u00e3o das crian\u00e7as, motivando sua participa\u00e7\u00e3o, enquanto conta a hist\u00f3ria ou explica a lei.<\/p>\n\n\n\n

O desenho dever\u00e1 ser espont\u00e2neo, conforme a interpreta\u00e7\u00e3o da crian\u00e7a que dever\u00e1 ser apenas incentivada durante sua reprodu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Cronograma<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O projeto ser\u00e1 executado em tr\u00eas etapas, conforme abaixo, com tempo total previsto de 40 minutos:<\/p>\n\n\n\n