{"id":1047,"date":"2009-03-25T10:26:43","date_gmt":"2009-03-25T10:26:43","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:37","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:37","slug":"programa_de_educacao_ambiental_-_ceam_sp","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/programa_de_educacao_ambiental_-_ceam_sp.html","title":{"rendered":"Programa de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – CEAM (SP)"},"content":{"rendered":"\n

Quem faz e quais os objetivos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Coordenadoria de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental -CEAM desenvolveu em S\u00e3o Paulo programa visando estimular a inclus\u00e3o da educa\u00e7\u00e3o ambiental nas a\u00e7\u00f5es dos \u00f3rg\u00e3os e entidades do sistema ambiental e estabelecer diretrizes para a educa\u00e7\u00e3o ambiental no \u00e2mbito da SMA s\u00e3o metas do PREAM.<\/p>\n\n\n\n

A necessidade de o Governo apresentar alternativas para promover o desenvolvimento sustent\u00e1vel levou a Secretaria do Meio Ambiente a criar um Programa Estadual para estimular a inclus\u00e3o da educa\u00e7\u00e3o ambiental nos programas e a\u00e7\u00f5es dos \u00f3rg\u00e3os e entidades do sistema estadual do Meio Ambiente.<\/p>\n\n\n\n

A partir do Programa, a SMA p\u00f4de come\u00e7ar a discutir com a Secretaria de Educa\u00e7\u00e3o as atividades e projetos de educa\u00e7\u00e3o ambiental no ensino p\u00fablico do Estado de S\u00e3o Paulo, al\u00e9m de gerar, sistematizar e difundir informa\u00e7\u00f5es para subsidiar o desenvolvimento de atividades de educa\u00e7\u00e3o ambiental nos \u00f3rg\u00e3os vinculados ao Sistema e nas institui\u00e7\u00f5es da sociedade civil. O Programa Estadual estabelece que as a\u00e7\u00f5es sejam realizadas sob a \u00f3ptica de quatro grandes linhas tem\u00e1ticas: ensino e meio ambiente; cidadania e participa\u00e7\u00e3o popular; capacita\u00e7\u00e3o profissional e desenvolvimento sustent\u00e1vel; e comunica\u00e7\u00e3o e informa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n
<\/div>\n\n\n\n

O sistema escolar \u00e9, na verdade, o protagonista principal das a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o ambiental; no entanto, se reconhece a necessidade de ampliar essa responsabilidade para os diferentes setores da sociedade. Com a realiza\u00e7\u00e3o das grandes campanhas, ficou clara a import\u00e2ncia do envolvimento de todos os integrantes da rede de ensino escolar (alunos e educadores), das organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais, das prefeituras, dos \u00f3rg\u00e3os p\u00fablicos e da sociedade civil organizada no processo de repensar h\u00e1bitos, modificar valores, readequando o comportamento para um efetivo exerc\u00edcio da cidadania. Nesse contexto, o papel da sociedade passa a ser o de co-gestor para solu\u00e7\u00e3o dos problemas ambientais.<\/p>\n\n\n\n

A partir de uma nova percep\u00e7\u00e3o de mundo, que hoje se imp\u00f5e, a educa\u00e7\u00e3o ambiental tem que atuar de maneira integral, com a\u00e7\u00f5es de car\u00e1ter multi e interdisciplinar, permeando a vida cotidiana dos indiv\u00edduos. Trata-se de uma vis\u00e3o de educa\u00e7\u00e3o democr\u00e1tica, propiciadora de oportunidades para que as pessoas e os grupos desenvolvam sua criatividade, eliminando os limites artificiais entre mestres e aprendizes, entre gera\u00e7\u00f5es, entre g\u00eaneros e entre saberes.<\/p>\n\n\n\n

Sob este aspecto, buscou-se um contato direto com a popula\u00e7\u00e3o, atrav\u00e9s das campanhas, assim como foram realizados eventos abordando a quest\u00e3o da cidadania e do meio ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Atividades Executadas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Capacitando agentes para o meio ambiente, o PREAM se consolida atrav\u00e9s da realiza\u00e7\u00e3o de atividades que visam ajudar a preparar um novo mundo, interagindo e qualificando o cidad\u00e3o para o desempenho de uma fun\u00e7\u00e3o social, que melhore a vida humana e proteja o meio ambiente. Um amplo programa de capacita\u00e7\u00e3o foi realizado, sobretudo junto aos professores da rede de ensino p\u00fablico e privado, por meio de oficinas de orienta\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica, semin\u00e1rios e workshops, com exposi\u00e7\u00f5es, din\u00e2micas de grupo e pr\u00e1tica em campo. Os meios de comunica\u00e7\u00e3o s\u00e3o instrumentos imprescind\u00edveis para a difus\u00e3o da educa\u00e7\u00e3o ambiental, numa \u00e9poca em que a m\u00eddia se torna cada vez mais relevante na difus\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es sobre os problemas ambientais que afetam as pessoas.<\/p>\n\n\n\n

Sob essa orienta\u00e7\u00e3o, a Secretaria tem atuado junto aos meios de comunica\u00e7\u00e3o buscando espa\u00e7o para as informa\u00e7\u00f5es que possam promover uma revis\u00e3o dos padr\u00f5es de comportamento, veiculando valores que enfatizem o aperfei\u00e7oamento das rela\u00e7\u00f5es do homem com o meio ambiente. Essa articula\u00e7\u00e3o ficou bastante clara nas campanhas de amplo alcance social, como a Opera\u00e7\u00e3o Rod\u00edzio e a Opera\u00e7\u00e3o Litoral Vivo – Praia Limpa.<\/p>\n\n\n\n

Benef\u00edcios \u00e0 Popula\u00e7\u00e3o e ao Meio Ambiente<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O grande desafio do PREAM \u00e9 aliar o conceito de desenvolvimento sustent\u00e1vel ao de educa\u00e7\u00e3o ambiental, apresentando o desenvolvimento e mostrando a necessidade de mudan\u00e7a em dire\u00e7\u00e3o \u00e0 sustentabilidade, com argumentos e formas adequadas para que a id\u00e9ia seja adotada por um n\u00famero cada vez maior de pessoas. Um trabalho de longo prazo, j\u00e1 que envolve mudan\u00e7as nos padr\u00f5es culturais e de consumo, no modo de produ\u00e7\u00e3o e nas condi\u00e7\u00f5es de vida.<\/p>\n\n\n\n

Para que a tarefa n\u00e3o pare\u00e7a pretensiosa e imediatista, deve levar-se em conta que os processos de compreens\u00e3o, de assimila\u00e7\u00e3o e de reflex\u00e3o, por parte da sociedade, precisam de prazos amplos para serem implementados.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Governo do Estado de S\u00e3o Paulo – CEAM<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O sistema escolar \u00e9, na verdade, o protagonista principal das a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o ambiental; no entanto, se reconhece a necessidade de ampliar essa responsabilidade para os diferentes setores da sociedade, com a realiza\u00e7\u00e3o das grandes campanhas. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":1048,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1436],"tags":[87,1159,383],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1047"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1047"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1047\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4407,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1047\/revisions\/4407"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1048"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1047"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1047"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1047"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}