{"id":1046,"date":"2009-03-25T10:18:46","date_gmt":"2009-03-25T10:18:46","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:37","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:37","slug":"em_defesa_dos_mananciais_-_ceam_sp","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/em_defesa_dos_mananciais_-_ceam_sp.html","title":{"rendered":"Em Defesa dos Mananciais – CEAM (SP)"},"content":{"rendered":"\n

Quem faz e quais os Objetivos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A CEAM – Coordenadoria de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental desenvolveu em S\u00e3o Paulo uma grande campanha de conscientiza\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o para a necessidade de preserva\u00e7\u00e3o e recupera\u00e7\u00e3o dos mananciais.<\/p>\n\n\n\n

Preocupa\u00e7\u00f5es e Colaboradores<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n
<\/div>\n\n\n\n

A Coordenadoria sempre esteve atenta aos problemas das \u00e1reas de mananciais do Estado e vem trabalhando em v\u00e1rios programas com a colabora\u00e7\u00e3o das comunidades, universidades, org\u00e3os governamentais e entidades n\u00e3o governamentais. Na Guarapiranga, o trabalho come\u00e7ou em 1995, quando a CEAM, junto com a Coordena\u00e7\u00e3o do Programa Guarapiranga, iniciou as discuss\u00f5es, com representantes da sociedade civil e das prefeituras da regi\u00e3o, sobre as atividades e estrat\u00e9gias que deveriam ser adotadas para compor o termo de refer\u00eancia para a Educa\u00e7\u00e3o Ambiental na Bacia do Guarapiranga.<\/p>\n\n\n\n

O Programa de Educa\u00e7\u00e3o constitu\u00eda-se parte de um projeto mais amplo, que envolvia obras de m\u00e9dio porte e saneamento. O cons\u00f3rcio FUNDUNESP- EPAL, desenvolveu o projeto, que foi financiado pelo Banco Mundial.<\/p>\n\n\n\n

Atividades Executadas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Opera\u00e7\u00e3o Rio Limpo, Represa Limpa merece destaque entre as diversas atividades realizadas – e que basicamente giraram em torno do problema do lixo e da polui\u00e7\u00e3o das \u00e1guas. Com essa opera\u00e7\u00e3o, a CEAM, atrav\u00e9s do Programa Guarapiranga, procurou sensibilizar a popula\u00e7\u00e3o com v\u00e1rios eventos simult\u00e2neos, nos munic\u00edpios situados \u00e0s margens da represa: S\u00e3o Paulo, Embu-Gua\u00e7u, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.<\/p>\n\n\n\n

Uma das realiza\u00e7\u00f5es desse Programa foi a implanta\u00e7\u00e3o de N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental no Embu das Artes (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), em S\u00e3o Paulo (UNISA-Universidade de Santo Amaro), em Itapecerica da Serra (Parque Represinha) e em Embu-Gua\u00e7u (Parque da V\u00e1rzea).<\/p>\n\n\n\n

A participa\u00e7\u00e3o da sociedade \u00e9 importante para o desenvolvimento dos N\u00facleos, que oferecem uma s\u00e9rie de atividades para as escolas, como visita aos Parques, produ\u00e7\u00e3o de conjuntos educativos sobre lixo e \u00e1gua, comemora\u00e7\u00e3o de datas importantes e at\u00e9 a cria\u00e7\u00e3o do Clube Infantil do Guarapiranga.<\/p>\n\n\n\n

Benef\u00edcios \u00e0 Popula\u00e7\u00e3o e ao Meio Ambiente<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Os cursos de capacita\u00e7\u00e3o na \u00e1rea de educa\u00e7\u00e3o ambiental para forma\u00e7\u00e3o de agentes multiplicadores, foram realizados em parceria com o SENAI, e ministrados para cerca de 500 professores das escolas locais, diretores, coordenadores de ensino, t\u00e9cnicos da \u00e1rea da sa\u00fade e prefeituras. Estes cursos tiveram aulas te\u00f3ricas e pr\u00e1ticas sobre o Ecossistema Guarapiranga, incluindo temas como res\u00edduos s\u00f3lidos, uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, legisla\u00e7\u00e3o de prote\u00e7\u00e3o ambiental e gest\u00e3o de bacias. Com esse trabalho, os agentes foram orientados, tecnicamente, para formar grupos de a\u00e7\u00e3o ambiental, na regi\u00e3o, e implantar projetos de educa\u00e7\u00e3o ambiental nas escolas. Houve tamb\u00e9m uma s\u00e9rie de a\u00e7\u00f5es locais, para conscientizar a popula\u00e7\u00e3o para os problemas do lixo.<\/p>\n\n\n\n

As atividades na \u00e1rea do reservat\u00f3rio Billings ainda est\u00e3o em fase inicial. A meta \u00e9 elaborar o Programa de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental juntamente com o Termo de Refer\u00eancia da Recupera\u00e7\u00e3o da Billings, de responsabilidade da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA\/SMA). O N\u00facleo Regional de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental do Grande ABC deve ser a refer\u00eancia mais importante da regi\u00e3o, pela sua capacidade de integrar as a\u00e7\u00f5es das institui\u00e7\u00f5es sociais e governamentais.<\/p>\n\n\n\n

A Secretaria de Educa\u00e7\u00e3o \u00e9 a parceira preferencial da Coordenadoria pelos recursos humanos e pelas metodologias educacionais de que disp\u00f5e. A CEAM \u00e9 a respons\u00e1vel pelo fornecimento do material did\u00e1tico – composto de livros de orienta\u00e7\u00e3o para professores, cartilhas e v\u00eddeos – e pela organiza\u00e7\u00e3o dos cursos de capacita\u00e7\u00e3o de professores.<\/p>\n\n\n\n

\u00c1gua de Beber\/\u00c1gua Viva \u00e9 o slogan da campanha de educa\u00e7\u00e3o ambiental e comunica\u00e7\u00e3o para as \u00e1reas de mananciais, lan\u00e7ada no segundo semestre de 1998 pela SMA. Para a execu\u00e7\u00e3o da campanha foram feitas parcerias com Secretaria de Transportes Metropolitanos e S\u00e3o Paulo Transportes – SPTrans para viabilizar a veicula\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es atrav\u00e9s da m\u00eddia alternativa.<\/p>\n\n\n\n

Foram elaborados 10.000 livretos sobre legisla\u00e7\u00e3o, ocupa\u00e7\u00e3o e degrada\u00e7\u00e3o das \u00e1reas de mananciais; mais duas mil fitas com cantorias e forr\u00f3, veicula\u00e7\u00e3o de mensagens em contas de empresas p\u00fablicas sobre os riscos e os cuidados necess\u00e1rios para a compra de lotes em \u00e1reas de mananciais.<\/p>\n\n\n\n

A campanha cresceu e evoluiu, regionalmente, para o Plano de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental Parceiros da Billings, que faz parte do Programa \u00c1gua Viva\/\u00c1gua de Beber, lan\u00e7ado pela CEAM, com a convoca\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o para um grande mutir\u00e3o de limpeza na regi\u00e3o da Billings e o an\u00fancio dos cursos de capacita\u00e7\u00e3o para professores de sete munic\u00edpios abrangidos pela Bacia.<\/p>\n\n\n\n

O Plano de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental Parceiros da Billings \u00e9 parte do Programa \u00c1gua Viva\/\u00c1gua de Beber, da SMA e da Secretaria de Recursos H\u00eddricos, de Obras e de Saneamento e do Cons\u00f3rcio Intermunicipal do ABC.<\/p>\n\n\n\n

Com este trabalho, o Governo do Estado pretende agilizar o processo de articula\u00e7\u00e3o e de integra\u00e7\u00e3o das diversas atividades de educa\u00e7\u00e3o ambiental das institui\u00e7\u00f5es p\u00fablicas, sociedade civil e organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais, que atuam na recupera\u00e7\u00e3o e preserva\u00e7\u00e3o das \u00e1reas de mananciais.<\/p>\n\n\n\n

Para enfrentar esse desafio, \u00e9 preciso construir uma grande parceria integrada pelos munic\u00edpios de Santo Andr\u00e9, S\u00e3o Bernardo, S\u00e3o Caetano, Diadema, Ribeir\u00e3o Pires, Mau\u00e1 e Rio Grande da Serra, o Comit\u00ea de Bacias Hidrogr\u00e1ficas \u2013 Alto Tiet\u00ea, o N\u00facleo Regional de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental do ABC, Cons\u00f3rcio do Grande ABC, F\u00f3rum da Cidadania do ABC, ONGs, universidades e escolas.<\/p>\n\n\n\n

O Plano privilegia as a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o ambiental que j\u00e1 v\u00eam sendo executadas, enquanto agiliza a implementa\u00e7\u00e3o de novas atividades, como a recupera\u00e7\u00e3o ambiental, coleta seletiva de res\u00edduos dom\u00e9sticos (Jogando Limpo com os Mananciais). A CEAM vem atuando em outros projetos das bacias hidrogr\u00e1ficas do Estado.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Governo do Estado de S\u00e3o Paulo – CEAM<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"