{"id":1036,"date":"2009-03-24T17:06:58","date_gmt":"2009-03-24T17:06:58","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:42","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:42","slug":"agenda_21_escolar_-_implantacao","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/agenda_21_escolar_-_implantacao.html","title":{"rendered":"Agenda 21 Escolar – Implanta\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n
1. Esclarecimentos preliminares<\/strong><\/p>\n\n\n\n 1.1. O que \u00e9 a Agenda 21?<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Agenda 21 \u00e9 um documento gerado a partir da Rio Eco-92 para implanta\u00e7\u00e3o global, prevendo, em mais de 40 t\u00f3picos, as possibilidades de desenvolvimento sustent\u00e1vel para o planeta, onde se possa gerar desenvolvimento sem preju\u00edzos \u00e0 qualidade de vida do ser humano e \u00e0s condi\u00e7\u00f5es ambientais. Pode-se resumir essa filosofia no encaminhamento das condi\u00e7\u00f5es de vida do planeta para um ambiente justo e saud\u00e1vel, com o equil\u00edbrio perfeito entre o ser humano, a natureza e a economia, sem prejudicar o desenvolvimento e a qualidade de vida, e sem degradar o ambiente planet\u00e1rio.Esse mesmo documento prev\u00ea a implanta\u00e7\u00e3o da Agenda 21 nacional, que dever\u00e1 ser implementada, em cada pa\u00eds, observando-se suas caracter\u00edsticas peculiares e, ainda, a Agenda 21 local que, em tese, deve ser implementada em cada cidade ou localidade onde exista um n\u00facleo humano com necessidades de crescimento e de sustentabilidade ambiental e econ\u00f4mica, sem preju\u00edzo da qualidade de vida e da degrada\u00e7\u00e3o dos ecossistemas.<\/p>\n\n\n\n As bases l\u00f3gicas para a implementa\u00e7\u00e3o das Agendas por pa\u00eds e por localidade s\u00e3o \u00f3bvias: n\u00e3o se poder\u00e1 construir um mundo sustent\u00e1vel, saud\u00e1vel e com um ambiente protegido, sem que as respectivas a\u00e7\u00f5es nesse sentido tenham in\u00edcio nas bases dos habitantes que dominam o planeta e s\u00e3o capazes de transform\u00e1-lo para melhor ou pior, ou seja, os seres humanos. Da\u00ed a ado\u00e7\u00e3o do t\u00e3o alardeado slogan: “pensar globalmente e agir localmente”. A soma das boas a\u00e7\u00f5es locais v\u00e3o produzir uma globaliza\u00e7\u00e3o condizente e correspondente.<\/p>\n\n\n\n As agendas locais – Estados, munic\u00edpios, regi\u00f5es e comunidades – t\u00eam, portanto, papel fundamental na elabora\u00e7\u00e3o da agenda nacional. Partindo-se do microcosmo para o macrocosmo pode haver participa\u00e7\u00e3o ativa de todas as comunidades, de todos os habitantes na cria\u00e7\u00e3o de um plano de sustentabilidade maior e mais abrangente. Afinal, o ser humano, individualmente, \u00e9 a c\u00e9lula da sociedade, que, por sua vez, forma uma na\u00e7\u00e3o, um pa\u00eds, e o planeta.<\/p>\n\n\n\n 1.2. Porque Agenda 21 Escolar?<\/strong><\/p>\n\n\n\n A escola \u00e9 uma comunidade que tem influ\u00eancia efetiva n\u00e3o apenas dentro de seus muros, nos momentos de instru\u00e7\u00e3o a seus alunos, mas tamb\u00e9m em toda a comunidade formada pelos respectivos familiares e moradores de seu entorno. A escola, em suas novas atribui\u00e7\u00f5es, estabelecidas passo a passo por t\u00e9cnicos do ensino, pode ser considerada o c\u00e9rebro que comanda um corpo maior, constitu\u00eddo pelos lares dos alunos e pela comunidade em que est\u00e1 inserida, extrapolando em muito as estreitas divisas de seus muros e afetando diretamente a vida de um volume de pessoas extremamente maior do que o mero n\u00famero de estudantes que a freq\u00fcenta, sendo, por isso, tamb\u00e9m respons\u00e1vel pela avalia\u00e7\u00e3o cr\u00edtica e f\u00edsica dos problemas sociais, pessoais e ambientais dos ramos dela derivados, e pela busca de aux\u00edlio em sua solu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n A escola \u00e9 a base de forma\u00e7\u00e3o do cidad\u00e3o.<\/strong><\/p>\n\n\n\n A escola \u00e9 a respons\u00e1vel pela educa\u00e7\u00e3o que influenciar\u00e1 na vida profissional, social e pessoal do aluno e em sua conviv\u00eancia familiar. A escola influencia e \u00e9 influenciada pelos movimentos que agitam o seu entorno, como festividades, viol\u00eancia familiar e social, decis\u00f5es da coletividade, desenvolvimento agr\u00e1rio, industrial e comercial, etc. Al\u00e9m disso, em muitas comunidades, a escola \u00e9 o \u00f3rg\u00e3o ao qual os cidad\u00e3os recorrem, como se fosse um organismo de ajuda, apoio e resolu\u00e7\u00e3o de problemas familiares ou sociais.<\/p>\n\n\n\n Desnecess\u00e1rio, por \u00f3bvios, destacar outros pontos de import\u00e2ncia da escola na comunidade.<\/p>\n\n\n\n Portanto, nada mais \u00fatil e proveitoso do que se come\u00e7ar um processo de elabora\u00e7\u00e3o de Agenda 21 dentro do \u00e2mbito de atua\u00e7\u00e3o direta e indireta da escola.<\/p>\n\n\n\n 2. Agenda 21 Escolar<\/strong><\/p>\n\n\n\n 2.1. O que \u00e9 a Agenda 21 Escolar?<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Agenda 21 escolar \u00e9 a formata\u00e7\u00e3o do texto base da Agenda 21 local para aplica\u00e7\u00e3o no meio de influ\u00eancia da escola, tanto nos recintos escolares, como no meio familiar e social onde tal influ\u00eancia \u00e9 exercida. Visa, da mesma forma que as demais agendas, a sustentabilidade social e econ\u00f4mica, atendendo \u00e0s necessidades humanas para uma vida digna e a prote\u00e7\u00e3o do meio ambiente, tanto o ambiente utilizado pelos cidad\u00e3os, como formados pelos ecossistemas da regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n 2.2. Requisitos B\u00e1sicos da Elabora\u00e7\u00e3o da Agenda 21 Escolar<\/strong><\/p>\n\n\n\n 2.3. Elabora\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica da Agenda 21 Escolar<\/strong><\/p>\n\n\n\n 1.\u00ba passo<\/strong>: Realiza\u00e7\u00e3o de f\u00f3rum, convocado de maneira oficial, para in\u00edcio dos trabalhos de implementa\u00e7\u00e3o da Agenda 21 do estabelecimento educacional em que for implantada. Nesse f\u00f3rum dever\u00e3o ser escolhidos os participantes da respectiva comiss\u00e3o, que ser\u00e1 presidida por um Coordenador T\u00e9cnico, com o resumo dos trabalhos anotados por um relator. A comiss\u00e3o dever\u00e1 contar, na medida do poss\u00edvel, com elementos da escola – tanto do corpo discente como do corpo docente -, da comunidade, do poder p\u00fablico, das lideran\u00e7as locais, entidades n\u00e3o governamentais, etc.<\/p>\n\n\n\n 2.\u00ba passo<\/strong>: buscar a participa\u00e7\u00e3o popular para o f\u00f3rum e as reuni\u00f5es peri\u00f3dicas da agenda, para o aux\u00edlio na detec\u00e7\u00e3o de problemas e em sua erradica\u00e7\u00e3o ou minimiza\u00e7\u00e3o. Buscar o aux\u00edlio dos \u00f3rg\u00e3os da imprensa, para apoio educacional e jornal\u00edstico e de \u00f3rg\u00e3os do poder p\u00fablico ligados aos problemas apontados;<\/p>\n\n\n\n 3.\u00ba passo<\/strong>: promover a\u00e7\u00f5es dentro da escola, com os alunos, na pesquisa das situa\u00e7\u00f5es prejudiciais ou degradantes e na elabora\u00e7\u00e3o de concursos, como reda\u00e7\u00e3o e poesia sobre temas correlatos, como, p.e., “como gostaria de ver minha escola e meu bairro daqui a 10 anos”; gincanas educativas e construtivas, jogos cooperativos, atividades que possam despertar o sentimento de amor pela comunidade e de patriotismo, como a\u00e7\u00f5es volunt\u00e1rias de ajuda a doentes, deficientes, desempregados, etc;<\/p>\n\n\n\n 4.\u00ba passo<\/strong>: trabalhar com a\u00e7\u00f5es pr\u00e1ticas e economicamente vi\u00e1veis, dentro de um processo de educa\u00e7\u00e3o ambiental entrela\u00e7ado com cria\u00e7\u00e3o de hortas comunit\u00e1rias, ou hortas individuais, coleta seletiva de lixo e comercializa\u00e7\u00e3o do lixo recicl\u00e1vel, cursos sobre compostagem dos res\u00edduos org\u00e2nicos e sua aplica\u00e7\u00e3o nas hortas, comunit\u00e1rias ou individuais, saneamento e tratamento de res\u00edduos nas \u00e1reas rurais, etc;<\/p>\n\n\n\n 5.\u00ba passo<\/strong>: identificar os temas que ser\u00e3o inclu\u00eddos no documento inicial a ser elaborado pela comiss\u00e3o escolhida e que se chamar\u00e1 “Agenda 21 Escolar da Escola …..”, devendo esses temas ser identificados pela comiss\u00e3o e pela comunidade participante do f\u00f3rum. Os temas n\u00e3o dever\u00e3o ultrapassar a dez ou doze, para que n\u00e3o se impossibilite a realiza\u00e7\u00e3o de tarefas em todas as frentes. \u00c9 conveniente que sejam escolhidos especialistas ou professores das respectivas \u00e1reas para que, de in\u00edcio, fa\u00e7am um relat\u00f3rio da situa\u00e7\u00e3o atual da comunidade a ser trabalhada, ou seja, o cen\u00e1rio inicial dos trabalhos, assim como um cen\u00e1rio do passado e uma proje\u00e7\u00e3o de um cen\u00e1rio ideal em um determinado prazo – 10 anos, por exemplo, dando publicidade desse levantamento<\/p>\n\n\n\n 6.\u00ba passo<\/strong>: elabora\u00e7\u00e3o de projetos e\/ou planos estrat\u00e9gicos, ou seja, a discrimina\u00e7\u00e3o, passo a passo, das atividades necess\u00e1rias \u00e0 realiza\u00e7\u00e3o dos objetivos previstos em cada um dos temas selecionados para a agenda, com c\u00e1lculo de custos, de recursos materiais e humanos;<\/p>\n\n\n\n 7.\u00ba passo<\/strong>: finalmente, a implementa\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica, etapa por etapa, daquelas previstas nos projetos e\/ou planos estrat\u00e9gicos, angariando os recursos necess\u00e1rios dentro do plano de a\u00e7\u00e3o e atendendo \u00e0s necessidades da etapa em andamento.<\/p>\n\n\n\n 2.4. Acompanhamento dos trabalhos<\/strong><\/p>\n\n\n\n I – Reuni\u00f5es dos Coordenadores das Agendas 21 Escolares implantadas, periodicamente, sugerindo-se que isso ocorra de tr\u00eas em tr\u00eas meses, para troca de informa\u00e7\u00f5es e experi\u00eancias, que ser\u00e3o levadas aos respectivos f\u00f3runs permanentes;<\/p>\n\n\n\n II – Realiza\u00e7\u00e3o peri\u00f3dica de Semin\u00e1rios e Cursos de Atualiza\u00e7\u00e3o e Capacita\u00e7\u00e3o para os participantes efetivos dos f\u00f3runs permanentes de debates, e demais interessados, buscando envolver o pessoal dos \u00f3rg\u00e3os governamentais, como o Minist\u00e9rio do Meio Ambiente, Minist\u00e9rio das Cidades, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretarias Municipais de Educa\u00e7\u00e3o, Planejamento, Sa\u00fade, Social, \u00f3rg\u00e3os de Inf\u00e2ncia e Adolesc\u00eancia, etc.<\/p>\n\n\n\n 2.5. Lembrar-se de que:<\/strong><\/p>\n\n\n\n O sucesso da implanta\u00e7\u00e3o da agenda 21 escolar em cada munic\u00edpio depende apenas do empenho com que as pessoas que a apoiarem,no \u00e2mbito de influ\u00eancia de cada escola, se disponham a aplicar em benef\u00edcio da comunidade escolar e da comunidade influenciada, doando-se em puro ato de amor aos alunos, familiares e coletividade, e ao povo, \u00e0 na\u00e7\u00e3o, ao pa\u00eds e, por extens\u00e3o a todo planeta terra – nosso lar comum na imensid\u00e3o infinita do cosmos. As m\u00e3os que se puserem \u00e1 obra plantar\u00e3o milhares de sementes para reflorestar a vida.<\/p>\n\n\n\n Associa\u00e7\u00e3o Ecol\u00f3gica Vertente A escola \u00e9 uma comunidade que tem influ\u00eancia efetiva n\u00e3o apenas dentro de seus muros, nos momentos de instru\u00e7\u00e3o a seus alunos, mas tamb\u00e9m em toda a comunidade formada pelos respectivos familiares e moradores de seu entorno. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1436],"tags":[491,87],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1036"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1036"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1036\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4415,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1036\/revisions\/4415"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1036"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1036"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1036"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
\ntexto: Francisco Antonio Romanelli<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"