{"id":1036,"date":"2009-03-24T17:06:58","date_gmt":"2009-03-24T17:06:58","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:42","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:42","slug":"agenda_21_escolar_-_implantacao","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/agenda_21_escolar_-_implantacao.html","title":{"rendered":"Agenda 21 Escolar – Implanta\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n

1. Esclarecimentos preliminares<\/strong><\/p>\n\n\n\n

1.1. O que \u00e9 a Agenda 21?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Agenda 21 \u00e9 um documento gerado a partir da Rio Eco-92 para implanta\u00e7\u00e3o global, prevendo, em mais de 40 t\u00f3picos, as possibilidades de desenvolvimento sustent\u00e1vel para o planeta, onde se possa gerar desenvolvimento sem preju\u00edzos \u00e0 qualidade de vida do ser humano e \u00e0s condi\u00e7\u00f5es ambientais. Pode-se resumir essa filosofia no encaminhamento das condi\u00e7\u00f5es de vida do planeta para um ambiente justo e saud\u00e1vel, com o equil\u00edbrio perfeito entre o ser humano, a natureza e a economia, sem prejudicar o desenvolvimento e a qualidade de vida, e sem degradar o ambiente planet\u00e1rio.Esse mesmo documento prev\u00ea a implanta\u00e7\u00e3o da Agenda 21 nacional, que dever\u00e1 ser implementada, em cada pa\u00eds, observando-se suas caracter\u00edsticas peculiares e, ainda, a Agenda 21 local que, em tese, deve ser implementada em cada cidade ou localidade onde exista um n\u00facleo humano com necessidades de crescimento e de sustentabilidade ambiental e econ\u00f4mica, sem preju\u00edzo da qualidade de vida e da degrada\u00e7\u00e3o dos ecossistemas.<\/p>\n\n\n\n

As bases l\u00f3gicas para a implementa\u00e7\u00e3o das Agendas por pa\u00eds e por localidade s\u00e3o \u00f3bvias: n\u00e3o se poder\u00e1 construir um mundo sustent\u00e1vel, saud\u00e1vel e com um ambiente protegido, sem que as respectivas a\u00e7\u00f5es nesse sentido tenham in\u00edcio nas bases dos habitantes que dominam o planeta e s\u00e3o capazes de transform\u00e1-lo para melhor ou pior, ou seja, os seres humanos. Da\u00ed a ado\u00e7\u00e3o do t\u00e3o alardeado slogan: “pensar globalmente e agir localmente”. A soma das boas a\u00e7\u00f5es locais v\u00e3o produzir uma globaliza\u00e7\u00e3o condizente e correspondente.<\/p>\n\n\n\n

As agendas locais – Estados, munic\u00edpios, regi\u00f5es e comunidades – t\u00eam, portanto, papel fundamental na elabora\u00e7\u00e3o da agenda nacional. Partindo-se do microcosmo para o macrocosmo pode haver participa\u00e7\u00e3o ativa de todas as comunidades, de todos os habitantes na cria\u00e7\u00e3o de um plano de sustentabilidade maior e mais abrangente. Afinal, o ser humano, individualmente, \u00e9 a c\u00e9lula da sociedade, que, por sua vez, forma uma na\u00e7\u00e3o, um pa\u00eds, e o planeta.<\/p>\n\n\n\n

1.2. Porque Agenda 21 Escolar?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A escola \u00e9 uma comunidade que tem influ\u00eancia efetiva n\u00e3o apenas dentro de seus muros, nos momentos de instru\u00e7\u00e3o a seus alunos, mas tamb\u00e9m em toda a comunidade formada pelos respectivos familiares e moradores de seu entorno. A escola, em suas novas atribui\u00e7\u00f5es, estabelecidas passo a passo por t\u00e9cnicos do ensino, pode ser considerada o c\u00e9rebro que comanda um corpo maior, constitu\u00eddo pelos lares dos alunos e pela comunidade em que est\u00e1 inserida, extrapolando em muito as estreitas divisas de seus muros e afetando diretamente a vida de um volume de pessoas extremamente maior do que o mero n\u00famero de estudantes que a freq\u00fcenta, sendo, por isso, tamb\u00e9m respons\u00e1vel pela avalia\u00e7\u00e3o cr\u00edtica e f\u00edsica dos problemas sociais, pessoais e ambientais dos ramos dela derivados, e pela busca de aux\u00edlio em sua solu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

A escola \u00e9 a base de forma\u00e7\u00e3o do cidad\u00e3o.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A escola \u00e9 a respons\u00e1vel pela educa\u00e7\u00e3o que influenciar\u00e1 na vida profissional, social e pessoal do aluno e em sua conviv\u00eancia familiar. A escola influencia e \u00e9 influenciada pelos movimentos que agitam o seu entorno, como festividades, viol\u00eancia familiar e social, decis\u00f5es da coletividade, desenvolvimento agr\u00e1rio, industrial e comercial, etc. Al\u00e9m disso, em muitas comunidades, a escola \u00e9 o \u00f3rg\u00e3o ao qual os cidad\u00e3os recorrem, como se fosse um organismo de ajuda, apoio e resolu\u00e7\u00e3o de problemas familiares ou sociais.<\/p>\n\n\n\n

Desnecess\u00e1rio, por \u00f3bvios, destacar outros pontos de import\u00e2ncia da escola na comunidade.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, nada mais \u00fatil e proveitoso do que se come\u00e7ar um processo de elabora\u00e7\u00e3o de Agenda 21 dentro do \u00e2mbito de atua\u00e7\u00e3o direta e indireta da escola.<\/p>\n\n\n\n

2. Agenda 21 Escolar<\/strong><\/p>\n\n\n\n

2.1. O que \u00e9 a Agenda 21 Escolar?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Agenda 21 escolar \u00e9 a formata\u00e7\u00e3o do texto base da Agenda 21 local para aplica\u00e7\u00e3o no meio de influ\u00eancia da escola, tanto nos recintos escolares, como no meio familiar e social onde tal influ\u00eancia \u00e9 exercida. Visa, da mesma forma que as demais agendas, a sustentabilidade social e econ\u00f4mica, atendendo \u00e0s necessidades humanas para uma vida digna e a prote\u00e7\u00e3o do meio ambiente, tanto o ambiente utilizado pelos cidad\u00e3os, como formados pelos ecossistemas da regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

2.2. Requisitos B\u00e1sicos da Elabora\u00e7\u00e3o da Agenda 21 Escolar<\/strong><\/p>\n\n\n\n