Ambiente Fauna

Urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus)

Ave muito conhecida, não só devido à sua grande distribuição geográfica como por ser avistada freqüentemente planando em bandos a uma certa altura do solo.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Ciconiformes

Família: Catharidae

Nome científico: Coragyps atratus

Nome vulgar: Urubu-de-cabeça-preta

Categoria: Não Consta

 

q

Ave muito conhecida, não só devido à sua grande distribuição geográfica como por ser avistada freqüentemente planando em bandos a uma certa altura do solo. Neste vôo planado, aproveita as correntes ascendentes de ar quente para sustentar-se sem grande gasto de energia metabólica.

Alimentação: animais mortos em decomposição ou, ocasionalmente, vivos, indefesos ou jovens. Alimenta-se também de ovos, frutos maduros e vegetais em decomposição. Utiliza a visão para localizar o alimento. Os urubus têm importante papel sanitário, pois retiram material orgânico em decomposição da superfície do solo.

Nidificação: constroem o ninho no solo, entre vegetação densa ou espinhosa, podendo utilizar cavidades sob rochas ou árvores, raramente a mais de 50 cm de altura. Os 2 ovos, que medem 67 x 50 mm, são de cor cinza ou verde-pálida, com larga mancha marrom e listas negras num dos pólos e mancha marrom, em forma de lágrima, no outro. O casal incuba os ovos, durante 32 a 39 dias e quando nascem os filhotes regurgita-lhes o alimento liqüefeito, de odor desagradável. O filhote ao nascer apresenta uma penugem amarelada e o bico reto colorido de azul-escuro; após 3 semanas sua cor é branco-rosada, com uma estreita faixa negra circundando a cabeça e as pernas são azuladas; um mês depois, com o tamanho de uma galinha, sua plumagem é castanho-clara, mostrando algumas penas negras. Aos 2 meses, já com a plumagem e o bico negros, tem a pele do pescoço lisa, sem as proeminências transversais e rugosas da ave adulta. O primeiro vôo dá-se com 11 semanas de vida.

Hábitat: cidades, beira-mar, campos e áreas florestadas.

Tamanho: 58,0 cm

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.