Ambiente Fauna

Socó-boi (Tigrisoma fasciatum fasciatum)

Cor preta; por cima, marcado de amarelado, barriga parda. Bico e penas relativamente curtos, inclusive nos adultos.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Ciconiformes

Família: Ardeidae

Nome científico: Tigrisoma fasciatum fasciatum

Nome vulgar: Socó-boi

Categoria: Ameaçada

Características: Cor preta; por cima, marcado de amarelado, barriga parda. Bico e penas relativamente curtos, inclusive nos adultos. Imaturo tem plumagem amarelo-claro marcado de preto, bico mais curto e mais robusto. Pescoço e manto xistáceos verniculados de amarelo, sendo o desenho formado espaçado, possui área interescapular de plumas de pó. Animal solitário, exibe pose de alerta com pescoço esticado obliquamente e penas estufadas. Pouco se sabe sobre este socó no Brasil, e sobre seus hábitos alimentares, sabe-se que captura insetos aquáticos e pequenos peixes. Vive escondida em vegetação ribeirinha, próxima de cursos d'água, sendo considerada uma ave extremamente rara.

Comprimento: 71 a 86 cm.

Cientista que descreveu: Such, 1825

Ocorrência Geografica: Habita rios encachoeirados em regiões serranas (ex. Salto do Cobre, rio Ivai, Paraná) o que corresponde ao habitat da espécie dos Andes, onde ocorrem da Bolívia, (Colômbia e Venezuela à Costa Rica) Brasil: Floresta Atlântica sensu latu Rio de Janeiro a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul e Mato Grosso (Chapada); também no Nordeste da Argentina.

Categoria/Critério: Ameaçada

Fonte: MMA/SINIMA



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.