Ambiente Fauna

Siriema (Cariama cristata)

Ave típica dos cerrados do Brasil, a siriema possui porte imponente e cauda longa

Envie para um amigo

 

Classe: Aves 

Ordem: Gruiformes

Família: Cariamidae

Nome científico: Cariama cristata

Nome vulgar: Siriema

Categoria: Não consta

q

Características físicas: ave típica dos cerrados do Brasil, a siriema possui porte imponente e cauda longa. Sua plumagem é cinza-amarelada, com finas riscas escuras: abdomên um pouco mais claro, bico e pernas vermelhos. Tem a crista formada por um tufo de penas longas, com cerca de 12 cm. É uma das poucas aves que possuem pestanas. Atinge uma altura média de 70 cm, podendo chegar a 90 cm de comprimento e pesar até 1,4 kg.

Alimentação: vermes, roedores, insetos e pequenos répteis, incluindo lagartos e cobras, fazem parte de sua dieta.

Biologia e comportamento social: durante o dia, casais ou pequenos bandos procuram alimentos no chão. À noite dormem empoleirados em galhos baixos.

Reprodução: o casal usa gravetos para construir ninhos em árvores, onde põem dois ovos brancos, levemente rosados e pintados de castanho. O casal se reveza no choco. Após 26 dias os ovos eclodem mas os pais costumam criar apenas um dos filhotes que fica cerca de duas semanas no ninho, onde é alimentado. Habitam campos e cerrados.

Fonte parcial: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. 2.° edição. CEMIG. Editare Editora.2003.



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.