Ambiente Fauna

Saracura-carijó (Rallus maculatus)

Como é regra nos Rallidae, os indivíduos de ambos os sexos são semelhantes, sendo o macho geralmente maior do que a fêmea

Envie para um amigo

 

Classe: Aves   

Ordem: Gruiformes

Família: Rallidae

Nome científico: Rallus maculatus

Nome vulgar: Saracura-carijó

Categoria: Não consta

Como é regra nos Rallidae, os indivíduos de ambos os sexos são semelhantes, sendo o macho geralmente maior do que a fêmea. Os filhotes são pretos ou pardo-enegrecidos. As rêmiges são substituídas em bloco durante a muda e nessa ocasião a ave permanece escondida dos predadores, pois encontra-se incapacitada para o vôo.

Alimentação: brotos vegetais, insetos e pequenos peixes.

Nidificação: constroem o ninho, em forma de tigela, com juntos secos, em arbustos que crescem na borda de coleções de água, situando-a a poucos centímetros acima do nível da água. A postura é de 3 a 7 ovos camurça-pardacentos e com sombras pardas no pólo mais largo; eles medem 37 x 27 mm e são incubados pelo casal. Durante o período de incubação o macho alimenta a fêmea no ninho e os filhotes, nidífugos, são alimentados e protegidos durante um certo tempo pelos pais.

Hábitat: brejos e buritizais.

Tamanho: 26,0 cm

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.