Ambiente Fauna

Sanhaço (Thraupis sayaca)

Entre os sanhaços brasileiros esta é a espécie mais popular, sendo também denominada de sanhaço-cinzento ou sanhaço-do-mamoeiro.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Emberizidae

Nome científico: Thraupis sayaca

Nome vulgar: Sanhaço

Categoria: Indeterminado

Entre os sanhaços brasileiros esta é a espécie mais popular, sendo também denominada de sanhaço-cinzento ou sanhaço-do-mamoeiro.

Alimentação: frutos, folhas, brotos, flores de eucaliptos (Eucalyptus spp) e insetos; entre estes os alados de cupins ("aleluias" ou "siriris") capturados em vôo.

Nidificação: o ninho, construído pelo casal, é escondido na vegetação densa, repousando numa forquilha de árvore, entre 1,5 e 9 m de altura. Ele é compacto, feito de pequenas raízes, musgos e pecíolos foliares, com um diâmetro externo de cerca de 11 cm. Os ovos, 3 ou raramente 2, apresentam coloridos variados: branco-amarelado, cinza, esverdeado, com manchas pardas pronunciadas ou não. A incubação é tarefa da fêmea e provavelmente do macho, durando de 12 a 14 dias. O casal alimenta os filhotes, que deixam o ninho após 20 dias de idade.

Hábitat: paisagens abertas com árvores e arbustos, plantações e áreas urbanas.

Tamanho: 18,5 cm

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.