Ambiente Fauna

Pica-pau-do-campo (Colaptes campestris)

Espécie grande, terrícola, inconfundível pela sua coloração.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Piciformes

Família: Picidae

Nome científico: Colaptes campestris

Nome vulgar: Pica-pau-do-campo

Categoria: Ameaçado

Características físicas: espécie grande, terrícola, inconfundível pela sua coloração; peito anterior, lados da cabeça e do pescoço amarelos; o dorso e a barriga esbranquiçados, com faixas pretas transversais. Mede cerca de 30 cm de comprimento. O macho tem uma faixa avermelhada de cada lado da cabeça.

Alimentação: come insetos, principalmente formigas e cupins. A secreção de sua glândula mandibular é como uma cola que faz com que a língua funcione como uma vara de fisgo para capturar os insetos.

Biologia e comportamento social: vive em casais e, às vezes em pequenos grupos. Terrícola, costuma capturar insetos no solo, mas ao se sentir ameaçado procura árvores ou grandes pedras para se proteger.

Reprodução: faz o ninho em troncos ocos, cupinzeiros e buracos. A postura é de três a quatro ovos e, macho e fêmea fazem a incubação. Ao nascer, os filhotes são alimentados com insetos regurgitados. Habitam campos e cerrados.

Fonte parcial: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. 2.° edição. CEMIG. Editare Editora.2003.



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.