Ambiente Fauna

Negrinho-do-mato (Amaurospiza moesta)

É um passeriforme pequeno de bico forte e curto.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Emberizidae

Nome científico: Amaurospiza moesta

Nome vulgar: Codorna-mineira

Categoria: Ameaçada

Características: É um passeriforme pequeno de bico forte e curto. Apresenta forte dimorfismo sexual, sendo a fêmea pardo-ferrugínea e o macho inteiramente azul-anegrado, com exceção das coberteiras inferiores das asas, que são brancas e aparecem durante o vôo (Sick 1997). Ocorre no sudeste do Paraguai, nordeste da Argentina e leste do Brasil, sendo de ocorrência muito local no Brasil oriental. Possui registro único e antigo em Tranqueira, no sul do Maranhão. É uma espécie pouco conhecida e geralmente difícil de se observar, apesar de possuir voz melodiosa. Vive no sub-bosque da mata densa, a uma altura de 2 a 3m, particularmente onde há extensivo crescimento de bambus, forrageando aos pares ou sozinho.

Comprimento: 12,5cm.

Ocorrência Geográfica: MA; RJ; MG; SP; PR; SC e RS. Ocorre em sub-bosques de uma mata densa na Floresta Atlântica do Brasil Oriental.

Cientista que descreveu: Hartlaub, 1853.

Categoria/Critério: Ameaçada-Vulnerável. Presença na lista oficial do IBAMA. Destruição do Habitat, populações pequenas, isoladas ou em declínio.

Fonte: MMA/SINIMA



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.