Ambiente Fauna

Jacu-de-estalo (Neomorphus geoffroyi geoffroy)

Lados da cabeça inclusive bochechas e as regiões auriculares, cortados de faixas pretas, sobre o fundo branco-arruivado.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Cuculiformes

Família: Cuculidae

Nome científico: Neomorphus geoffroyi geoffroy

Nome vulgar: Jacu-de-estalo

Categoria: Ameaçada

Características: Lados da cabeça inclusive bochechas e as regiões auriculares, cortados de faixas pretas, sobre o fundo branco-arruivado. Píleo (alto da cabeça) com dois terços anteriores revestidos de penas escuras orladas de debrum cor de ferrugem (e com uma pequena nódoa medial da mesma cor). Contrasta um penacho nucal azul com mescla de verde na base das penas. Dorso e penas coberteiras superiores das asas de colorido verde-bronzeado, sem mescla distinta de azul. Rêmiges (penas de vôo) primárias escuras com barba externa listrada de verde-bronze. Baixo dorso castanho, mesclado de verdoengo e cauda verde-bronzeada com fraca mistura de cobre. Lados da cabeça, bochechas, garganta e alto do peito pardos-esbranquicados, com as penas cortadas de faixas arciformes (em forma de arco) escuras, dando ao conjunto um aspecto escamoso. Abdômen cinzento-escuro puxando para o pardo. Crisso (região em volta da cloaca) tingido de castanho. Penas da mais baixa porção do peito largamente debruadas de negro, formando uma faixa transversal no limite com o abdômen. Bico amarelado, com base pardo-azulada e pés cinzento-plúmbeos (cor de chumbo).

Voz: pio baixo monossilábico descendente "uu". Os pios se seguem em intervalos de 3 a 4 segundos durante vários minutos. Inquieto, produz forte estalo ou até matraqueia batendo as mandíbulas, lembrando o bater dos dentes do porco-do-mato.

Asa: 166 - Cauda: 265 - Bico: 42 - Tarso: 68.

Comprimento: 48 a 51 cm.

Cientista que descreveu: Temminck, 1820

Ocorrência Geográfica: Bahia, do recôncavo até a divisa com o Espírito Santo.

Categoria/Critério: Ameaçada.

Fonte: MMAS/SINIMA



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.