Ambiente Fauna

Caracará ou Carancho (Caracara plancus)

Falcão de pernas e pescoço longos, atinge 50 a 60 cm de comprimento e sua envergadura pode chegar a 1,2 m.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Falconiformes

Família: Falconidae

Nome científico: Caracara plancus

Nome vulgar: Caracará ou Carancho

Categoria: Vulnerável


Características físicas: falcão de pernas e pescoço longos, atinge 50 a 60 cm de comprimento e sua envergadura pode chegar a 1,2 m. Tem plumagem alvinegra, face nua avermelhada ou amarela e um pedaço negro no alto da cabeça.

Alimentação: onívoro, sua dieta inclui tanto animais vivos como mortos. Alimenta-se de insetos, lagartixas, cobras, minhocas, lesmas e restos de animais mortos, inclusive aqueles atropelados nas estradas. Saqueia ninhos de garças, colhereiros e gaviões-carrapateiros. Segue tratores que aram o campo para capturar minhocas e outros invertebrados.

Biologia e comportamento social: pode ser visto sozinho ou em pequenos grupos.

Reprodução: o ninho é feito de gravetos, em forquilhas de árvores. Põe de dois a três ovos manchados, que são incubados por um período de 28 dias.

Habitat: regiões abertas como campos e cerrados, também regiões de cultivo, beira-mar e próximas a concentrações populacionais. É encontrado freqüentemente nas estradas e regiões de queimadas, onde encontra alimento fácil.

Fonte parcial: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. 2.° edição. CEMIG. Editare Editora.2003.



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.