Ambiente Educação

Em Defesa dos Mananciais - CEAM (SP)

A Operação Rio Limpo, Represa Limpa merece destaque entre as diversas atividades realizadas - e que basicamente giraram em torno do problema do lixo e da poluição das águas.

Envie para um amigo

 

 

Quem faz e quais os Objetivos

A CEAM - Coordenadoria de Educação Ambiental desenvolveu em São Paulo uma grande campanha de conscientização da população para a necessidade de preservação e recuperação dos mananciais.

 

Preocupações e Colaboradores

q

A Coordenadoria sempre esteve atenta aos problemas das áreas de mananciais do Estado e vem trabalhando em vários programas com a colaboração das comunidades, universidades, orgãos governamentais e entidades não governamentais. Na Guarapiranga, o trabalho começou em 1995, quando a CEAM, junto com a Coordenação do Programa Guarapiranga, iniciou as discussões, com representantes da sociedade civil e das prefeituras da região, sobre as atividades e estratégias que deveriam ser adotadas para compor o termo de referência para a Educação Ambiental na Bacia do Guarapiranga.

O Programa de Educação constituía-se parte de um projeto mais amplo, que envolvia obras de médio porte e saneamento. O consórcio FUNDUNESP- EPAL, desenvolveu o projeto, que foi financiado pelo Banco Mundial.

Atividades Executadas

A Operação Rio Limpo, Represa Limpa merece destaque entre as diversas atividades realizadas - e que basicamente giraram em torno do problema do lixo e da poluição das águas. Com essa operação, a CEAM, através do Programa Guarapiranga, procurou sensibilizar a população com vários eventos simultâneos, nos municípios situados às margens da represa: São Paulo, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.

Uma das realizações desse Programa foi a implantação de Núcleos de Educação Ambiental no Embu das Artes (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), em São Paulo (UNISA-Universidade de Santo Amaro), em Itapecerica da Serra (Parque Represinha) e em Embu-Guaçu (Parque da Várzea).

A participação da sociedade é importante para o desenvolvimento dos Núcleos, que oferecem uma série de atividades para as escolas, como visita aos Parques, produção de conjuntos educativos sobre lixo e água, comemoração de datas importantes e até a criação do Clube Infantil do Guarapiranga.

 

Benefícios à População e ao Meio Ambiente

Os cursos de capacitação na área de educação ambiental para formação de agentes multiplicadores, foram realizados em parceria com o SENAI, e ministrados para cerca de 500 professores das escolas locais, diretores, coordenadores de ensino, técnicos da área da saúde e prefeituras. Estes cursos tiveram aulas teóricas e práticas sobre o Ecossistema Guarapiranga, incluindo temas como resíduos sólidos, uso e ocupação do solo, legislação de proteção ambiental e gestão de bacias. Com esse trabalho, os agentes foram orientados, tecnicamente, para formar grupos de ação ambiental, na região, e implantar projetos de educação ambiental nas escolas. Houve também uma série de ações locais, para conscientizar a população para os problemas do lixo.

As atividades na área do reservatório Billings ainda estão em fase inicial. A meta é elaborar o Programa de Educação Ambiental juntamente com o Termo de Referência da Recuperação da Billings, de responsabilidade da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA/SMA). O Núcleo Regional de Educação Ambiental do Grande ABC deve ser a referência mais importante da região, pela sua capacidade de integrar as ações das instituições sociais e governamentais.

A Secretaria de Educação é a parceira preferencial da Coordenadoria pelos recursos humanos e pelas metodologias educacionais de que dispõe. A CEAM é a responsável pelo fornecimento do material didático - composto de livros de orientação para professores, cartilhas e vídeos - e pela organização dos cursos de capacitação de professores.

Água de Beber/Água Viva é o slogan da campanha de educação ambiental e comunicação para as áreas de mananciais, lançada no segundo semestre de 1998 pela SMA. Para a execução da campanha foram feitas parcerias com Secretaria de Transportes Metropolitanos e São Paulo Transportes - SPTrans para viabilizar a veiculação de informações através da mídia alternativa.

Foram elaborados 10.000 livretos sobre legislação, ocupação e degradação das áreas de mananciais; mais duas mil fitas com cantorias e forró, veiculação de mensagens em contas de empresas públicas sobre os riscos e os cuidados necessários para a compra de lotes em áreas de mananciais.

A campanha cresceu e evoluiu, regionalmente, para o Plano de Educação Ambiental Parceiros da Billings, que faz parte do Programa Água Viva/Água de Beber, lançado pela CEAM, com a convocação da população para um grande mutirão de limpeza na região da Billings e o anúncio dos cursos de capacitação para professores de sete municípios abrangidos pela Bacia.

O Plano de Educação Ambiental Parceiros da Billings é parte do Programa Água Viva/Água de Beber, da SMA e da Secretaria de Recursos Hídricos, de Obras e de Saneamento e do Consórcio Intermunicipal do ABC.

Com este trabalho, o Governo do Estado pretende agilizar o processo de articulação e de integração das diversas atividades de educação ambiental das instituições públicas, sociedade civil e organizações não governamentais, que atuam na recuperação e preservação das áreas de mananciais.

Para enfrentar esse desafio, é preciso construir uma grande parceria integrada pelos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra, o Comitê de Bacias Hidrográficas – Alto Tietê, o Núcleo Regional de Educação Ambiental do ABC, Consórcio do Grande ABC, Fórum da Cidadania do ABC, ONGs, universidades e escolas.

O Plano privilegia as ações de educação ambiental que já vêm sendo executadas, enquanto agiliza a implementação de novas atividades, como a recuperação ambiental, coleta seletiva de resíduos domésticos (Jogando Limpo com os Mananciais). A CEAM vem atuando em outros projetos das bacias hidrográficas do Estado.

 

Fonte: Governo do Estado de São Paulo - CEAM



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Educação 60's 70's 80's 90's Acre Agenda 21 Agricultura Agronomia Água Alagoas Alimento Amapá Amazonas Ambientais Ambiental Ambiente Anos Aproveitamento de água Aquicultura Área de Preservação Arqueologia Arqueólogo Arquiteto Arquitetura Artigo Árvore Educacional Bahia Bibliografia Bibliotecas Biodiversidade Biologo Bioprocessos Biotecnologia Cadeia alimentar Calendário Capacitação Profissional Cartilha Cartografia Caule Ceará Ciências Ciências do mar Combate a pragas Comemorativas Consciência Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consumidores Consumo Sustentável Cultura Data Datas Dengue Desenvolvimento Sustentável Desordenada Dinheiro Distrito Federal Diversidade Biológica Doenças Dúvidas Eclipse Ecologia Economia Ecosistema Educação Educação Ambiental Engenharia Escola Espírito Santo Estações do Ano Estado Fauna Feriado Festa Junina Financiamento Flor Florestal Florestas Foco do mosquito Fogos Fogueiras Folha Fotografia Frutas Nativas Fruto Geofísica Geografia Geologia Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Glossário Goiás História Impactos Ambientais Incorporação do EA Industrial Inserção de critérios ambientais e sociais Inserção Profissional Instituições Interespecíficos Internacional Intra-específicos Legislação Lei Ambiental Leitura Links Livros Madeira Madeireira Manacial Mato Grosso Meio Ambiente Meio-Ambiente Minas Gerais Mundo Núcleos O que é Oceanografia Pantanal Pará Paraíba Paraná Patrimônio Percepção Perguntas Pernambuco Pesca Piauí Políticas Ambientais Praia Prêmio Prêmio Ambiental Preservação Ambiental Preservação do Meio Ambiente Prevenção Profissionais Programa identificado como A3P Projetos Projetos ambientais Proteção Proteção ao meio-ambiente Qualidade Ambiental Qualidade da água Quimica Racismo Raíz Real Reciclagem Recursos Hídricos Recursos Naturais Responsabilidade Ambiental Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rural Sanitária Santa Catarina São Paulo Satisfação Selos Sementes Sensibilização Sergipe Socio-ambiental Sustentabilidade Tecnologia Tecnólogo Textos Educativos Tocantins Tráfico de animais Tratamento de Efluentes Urbanização Uso Sustentável de Recursos Naturais Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.