O assunto é: fauna

Perigo Aviário

O CPAA (Centro de Pesquisa de Avifauna em Aeroportos) foi criado em 2002 em parceria com o Lima (Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente -LIMA/COPPE/UFRJ), Superintendência do Meio Ambiente e Energia da INFRAERO, para avaliar o risco de colisão entre aeronaves e aves nos diferentes sítios aeroportuários do Brasil.

Programas e Projetos

Plantio de pinhão

Escolha boas sementes, ou seja, adquira uma boa quantidade de pinhão.

Agenda Ambiental

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

A sobrevivência das organizações públicas ou privadas estará assentada – sem a menor dúvida – na nossa capacidade de atualizar o seu modelo de gestão, adequando-o ao contexto da sustentabilidade.

Pesca Esportiva em Água Doce

Piranha-vermelha – Pygocentrus nattereri

A piranha vermelha é a espécie mais comum. Ocorre em lagos e lagoas de águas barrentas e vive em cardumes pequenos ou até com mais de 100 indivíduos.

Programas e Projetos

Projeto Peixe-Boi-Marinho

No ano de 1998 o Centro Peixe-Boi/IBAMA recebeu status de Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos ou Centro Mamíferos Aquáticos/IBAMA (Portaria IBAMA Nº 143-N, de 22.10.1998) e o Projeto Peixe-Boi/IBAMA passou a ser um projeto executivo deste Centro.

Artigos Água Doce

O gênero na gestão da água

Em muitas regiões, com destaque para as áreas rurais – onde a água é escassa -, que a direção das organizações dos usuários estava geralmente integrada por mulheres. No caso dos serviços de água nas áreas rurais, muitas vezes, por diversos problemas, os sistemas são abandonados pelos presidentes das Diretorias e são assumidos pelas mulheres. E com bastante sucesso!

Pesca Esportiva em Água Salgada

Cherne – Epinephelus niveatus

Os peixes jovens vivem em águas rasas, em costões, estuários e recifes costeiros; à medida que crescem dirigem-se para águas mais profundas, com fundo rochoso, onde ficam parados a maior parte do tempo.

Artigos

Os vilões do desperdício

O uso de caixas de madeira, por exemplo, não segue o que é estabelecido pela nova Lei – a Instrução Normativa N°9, de 12/05/03 – que estabelece que as embalagens devam ser descartáveis ou retornáveis; se retornáveis, devem ser higienizadas a cada uso.

Artigos

Dicas para os Ecoturistas

Entre em contato prévio com a administração da área que você vai visitar para tomar conhecimento dos regulamentos e restrições existentes.

Turismo Verde na Amazônia

Turismo Verde no Pará

O Pará tem história: os sítios arqueológicos de Monte Alegre, os casarios portugueses de óbidos e alenquer, o patrimônio arquitetônico de Belém.