O assunto é: fauna

Tubarão…

Grite “tubarão!” em alto e bom som, numa praia qualquer, e provavelmente várias pessoas sairão correndo da água.

Artigo Agropecuário

Lodo de esgoto como fertilizante em culturas anuais: acidez do solo

Em solos com pH próximos à neutralidade a solubilidade de elementos químicos tóxicos às plantas ou aos animais é baixa, e ocorrem condições biológicas favoráveis à decomposição do lodo de esgoto, o que resulta na liberação de nutrientes e na transformação do lodo em húmus, ao qual estão associadas várias melhorias nas propriedades físico-químicas dos solos. Por estas razões a acidez deve ser monitorada, com o objetivo de verificar quando é necessária a calagem, em solos onde se aplica lodo de esgoto.

Pesca Esportiva em Água Salgada

Badejo – Mycteroperca spp.

Os badejos são peixes típicos dos costões rochosos e recifes de corais, mas também podem ser encontrados em estuários, em locais onde existem tocas.

Silvicultura

Silvicultura do Pinus III – Vespa da Madeira (Sirex noctilio)

Praga da Vespa da Madeira em Reflorestamentos de Pinus sp., Biologia e Ecologia do Sirex noctilio, Programa Nacional de Controle à Vespa da Madeira (PNCVM), Controle Biológico de Sirex noctilio, Medidas de Prevenção e Controle e Mapeamento da Área do Estado do Paraná, atacada pela Vespa da Madeira.

Pesca Esportiva em Água Salgada

Espadarte – Xiphias gladius

Vive em alto mar e em áreas costeiras, tanto na superfície quanto no fundo. Peixe migrador, normalmente é solitário e não permanece na mesma área por muito tempo.

Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Tocantins

A Representação do IBAMA em tocantins, através do seu Núcleo de Educação Ambiental, vem desenvolvendo ações educativas ao longo dos municípios Araguaina, Gurupi, Natividade, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, proporcionando articulações junto a outras entidades como a ATM, SETAS, NATURANTINS/SEPLAN, SEDUC, UNITINS E RURALTINS, entre outros, no dsenvolvimento das ações comuns, dando apoio nos projetos, cursos de formação de multiplicadores em Educação Ambiental, fazendo com que as metas propostas no Programa Nacional de Educação Ambiental estejam presentes nas ações desenvolvidas com a sociedade.

Artigos

Os Controles Geológicos e os Pulsos de Inundação no Pantanal

Pulso de inundação é uma forma científica de se falar do processo anual de enchente e seca que ocorre a cada ano no Pantanal. Constitui o que, em ecologia, é chamado de “processo ecológico essencial”, ou seja, aquele processo que comanda a riqueza, a distribuição e a abundância de vida no Pantanal.

Artigo Agropecuário

A Pecuária e as Pastagens do Pantanal

As pastagens naturais e também as cultivadas são igualmente importantes no sistema atual de produção. O Pantanal, a maior planície alagável do planeta, recentemente, declarado pela Unesco, como “Reserva da Biosfera”, apresenta-se como uma imensa pastagem nativa com várias fitofisionomias (mata chaquenha, cerradão, cerrado, campo sujo, campo limpo e baías com plantas aquáticas).

Eco-esportes

Wakeboard – Esqui Aquático

A introdução do esqui aquático no Brasil chegou através do esquiador paulista Paulo Weigand (foto acima). Weigand conquistou ao longo de sua carreira diversos títulos internacionais e atualmente é um dos diretores da Confederação Brasileira de Esqui Aquático (CBEA). Já os primeiros esquis que apareceram no Brasil foram através de pessoas da sociedade paulista que por volta das décadas de 1940 e 1950, importaram os equipamentos dos Estados Unidos.