Ambiente Urbano

Elementos Auxiliares

Recomendações

Envie para um amigo

 

 

  • Pedras (brutas, seixos, pedriscos)

Caminhos, trilhas, acessos, contraste entre a vegetação são as inúmeras formas de utilização das pedras. Nos jardins orientais, as pedras são elementos imprescindíveis. Para os orientais, as pedras simbolizam as montanhas, que eram a morada dos imortais, exercendo desta maneira uma proteção para os locais, como guardiões e símbolo da sabedoria.

 

  • Dormentes

Os resistentes dormentes muito utilizados em trilhos de trem, podem ser utilizados com sucesso incrível nos projetos paisagísticos, sejam como divisórias, cercas, formando degraus de escadas, caminhos ou como suportes de plantas.

 

  • Troncos, raízes

Muito utilizados na composição com flores e folhas, formando arranjos. As formas rústicas proporcionam um visual bastante atraente. Muitos troncos são utilizados como suportes para samambaias, bromélias e trepadeiras.

 

  • Cascatas, rodas d'água, chafariz, fontes, piscinas

A água constitui fator de grande atração visual, tanto por seus efeitos de reflexão, sensação de ampliar horizontes e de movimento, quanto por seus efeitos sonoros e psicológicos. Entre as flores, folhagens, árvores, palmeiras, o efeito é incrível. Desde espaços pequenos, com pequenas fontes, até grandes locais, com piscinas ou cascatas, a água sempre equilibra a composição.

 

  • Gazebos, quiosques

Construções rústicas, feitas de madeira, proporcionam locais de meditação e lazer em meio ao jardim.

 

  • Pérgolas e treliças

As pérgolas feitas de madeira, com belas trepadeiras, podem dar ao jardim um efeito incrivelmente ornamental, podem estar próximas a piscinas, como em cobertura de varandas, nas entradas ou no abrigo para carros.

As treliças feitas de madeira podem servir como biombos separando áreas de um jardim, proporcionando quebras e uma sensação de que o jardim é muito grande, além de promoverem um certo mistério, por não se saber o que vem depois dela. Muito utilizada também em paredes, como suportes para vasos e xaxim, em locais abrigados ou não, ao redor de portas de entrada com belas trepadeiras.

 

  • Decks de madeira, móveis rústicos

Muito utilizados em áreas com piscinas, proporcionam um contraste belo entre a água e as plantas existentes. Também como áreas de meditação, ou em pequenas áreas de jardins internos de prédios ou casas, em formas sinuosas, dando a sensação de leveza e aconchego.

 

  • Iluminação (holofotes, arandelas, postes, conchas)

De fundamental importância para os jardins, é necessário que todos os pontos da iluminação estejam presentes no projeto de paisagismo, para possibilitar que a rede de fiação elétrica seja implantada antes das obras de jardinagem, evitando danos às plantas e transtornos posteriores.

A luz disposta em meio a grupos de plantas, iluminando-as de dentro para fora, cria ilhas de luminosidade difusa em meio ao ambiente escuro, proporcionando um efeito ornamental muito bom.

 

 

ABAP- Assoc.Brasileira dos Arquitetos Paisagistas - www.abap.org.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.