Ambiente Unidades de Conservação

Parque Nacional do Jaú

O Parque está situado a norte do Estado do Amazonas, entre os municípios de Novo Airão e Barcelos.

Envie para um amigo

Região: Norte

Estado: Amazonas

Município: Novo Airão e Barcelos

Bioma: Floresta Amazônica

Área: 2.272.000 ha

Criação: Decreto 85.200 (24/09/1980)

Unidade de Proteção Integral


Maior área florestal tropical contínua protegida do mundo, compreende um território de mais de 2,2 milhões de hectares. Representa o segundo maior parque natural da América Latina.

Localizado no Planalto Rebaixado da Amazônia Ocidental de topografia plana com suaves ondulações, a área apresenta altitude máxima de 100 metros.

Seu relevo é bastante diversificado, abrangendo áreas inundáveis, planícies, colinas, igapós, igarapés e matas de terra firme. É banhado pelos Rios Negro, Jaú, Carabinani, Unini, Pauini e Canaurau, onde se concentram inúmeras cachoeiras.

A Floresta Amazônica apresenta uma grande diversidade tropical, pois abriga um ecossistema com vários tipos de vegetação: reservas de castanha-do-pará, angelim-rajado, quarubas, sucupiras, breus, maçarandubas, amapá-doce, mangarana, sorveira, jarana, palmeiras  como o buriti, caranã, paxiúbas, jauaris, além dos  muitos açaizeiros.

Dentre os animais, o parque apresenta a onça-pintada, a suçuarana, a jaguatirica, o jaguarundi, o gato-do-mato, o peixe-boi, a ariranha, o boto, o guariba-vermelho. Entre os peixes, destacam-se o tucunaré, pirarucu, tambaquis. E répteis como  jabotis, jacarés, sucuri. Também encontram-se aves, como a arara-vermelha.

Um dos fatores mais importantes do parque é que ele é a única Unidade de Conservação do Brasil a proteger totalmente uma Bacia do Rio Jaú, com aproximadamente 450 km de extensão, assim preservando ecossistemas de águas pretas.

A cidade mais próxima é Novo Airão, de onde se completa o percurso subindo o Rio Negro. O Parque não tem infra-estrutura para visitantes.

O acesso é feito a partir de Manaus. Viaja-se de barco pelo Rio Negro até o Novo Airão, cerca de 18 horas em barcos regionais, e 6 horas em lanchas. Em Novo Airão, aluga-se um barco que segue pelo Rio Jaú até a área do parque.

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.