Ambiente Unidades de Conservação

Parque Nacional da Serra Geral

O mais novo parque é uma continuação do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Envie para um amigo

Região: Sul

Estado: Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Município: Cambará do Sul e São Francisco de Paula;Praia Grande e Jacinto Machado

Bioma: Floresta Atlântica e Floresta com Araucária

Área: 17.300 ha

Criação: Decreto 531 (20/05/1992)

Unidade de Proteção Integral

Está localizado nos municípios de Cambará do Sul e São Francisco de Paula, no nordeste do Rio Grande do Sul, Praia Grande e Jacinto Machado, no sudeste de Santa Catarina. Apresenta um relevo acidentado, com formação de paredões, cachoeiras e cânions, como o da Fortaleza, que tem 500 metros de altura.

A  vegetação do parque é composta por Floresta de Araucária, Floresta Atlântica e campos de altitude. Apresenta uma grande variedade de espécies vegetais, como o palmiteiro, canelas, Pinheiro-do-Paraná entre outras variedades.

De sua fauna, destacam-se o lobo-guará, o veado-campeiro, o bugio, a jaguatirica, aves como o papagaio-de-cara-roxa, a siriema, o gavião-tesoura e a gralha-azul. Por ser um parque novo, ainda falta um levantamento completo de espécies vegetais e animais.

O acesso é feito a partir de Porto Alegre, seguindo por asfalto (RS-020) em direção a Taquara, São Francisco de Paula, Tainhas, Cambará do Sul e, por estrada de terra, até o parque, ou ainda por Santa Catarina, pela BR-101, pouco antes da divisa com Rio Grande do Sul.

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.