Ambiente Unidades de Conservação

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Situa-se na região sudeste do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Uma das atrações, o Dedo de Deus (elevação de pedra), é o grande desafio dos aventureiros montanhistas.

Envie para um amigo

Região: Sudeste

Estado: Rio de Janeiro

Município: Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim

Bioma: Floresta Atlântica

Área: 11.000 ha

Criação: Decreto 1.822 (30/11/1939)

Unidade de Proteção Integral


A vegetação exuberante em suas serras é a maior atração do parque, caracterizada pela Floresta Atlântica rica em palmeiras, cipós, epífitas e grandes árvores.

A fauna é composta por um grande número de pequenos mamíferos e a avifauna conta com exemplares ameaçados de extinção, como o papagaio-de-peito-roxo, o bicudo e a jacutinga.

O parque tem problemas com sua conservação, como a poluição hídrica, erosão dos solos, acúmulo de lixo deixado pelos turistas, vandalismo, a poluição do ar com tráfego intenso na BR-116 e a caça ilegal. A preservação do parque é importante para assegurar os mananciais que abastecem as populações ao seu redor.

O Parque apresenta várias opções de caminhadas, banhos de cachoeira e bons mirantes. A parte mais alta permite belas vistas que incluem a Baía de Guanabara e a Serra dos órgãos, enquanto a parte mais baixa oferece possibilidades de passeios pela mata e encontros com animais.

1 - Centro de Visitantes Von Martius - localizado em uma antiga sede de fazenda, possui trabahos originais recuperados do botânico austríaco Von Martius, como pinturas e mapas.

2 - Centro de Visitantes Cenário Verde - possui informações sobre o Parque, com painéis e fotos.

3 - Capela Nossa Senhora da Conceição - construída em 1713, é um monumento histórico próximo à Sede Guapimirim.

4 - Pedra do Sino - ponto culminante da Serra, possui 2.263 metros de altitude. Para chegar lá, enfrenta-se uma caminhada pesada. Lá do alto, uma bela vista dos picos do Parque.

5 - Pedra do Açu - após uma caminhada pesada, chega-se à formação do Açu ou Castelos do Açu, composta por uma seqüência de enormes rochas de cerca de 10 metros de altura, na crista da Serra.

6 - Dedo de Deus - a 1.692 metros de altitude, é um dos picos mais cobiçados para escalada. Exige experiência e autorização prévia do Parque. Até a base da rocha, uma boa caminhada espera o visitante.

7 - Dedo de Nossa Senhora - caminhada moderada, de quatro horas, por trilha na mata, até a base da rocha. O pico, a 1.406 metros de altitude, também pode ser escalado mediante autorização prévia do Parque e acompanhamento de guia experinte.

8 - Trilha Mozart Catão - a trilha interpretativa, com placas ao longo de todo o percurso, inclui 30 minutos de caminhada até o Mirante Alexandre Oliveira, com vista para Teresópolis. Os nomes da trilha e do mirante homenageiam dois alpinistas da cidade, mortos ao tentar escalar a face sul do Aconcágua, em 1998.

9 - Trilha da Primavera - a trilha inclui 15 minutos de caminhada leve, para todas as idades, com placas informativas ao longo de todo o percurso. Pode contar com o acompanhamento de guias durante feriados e finais de semana.

10 - Cachoeira Véu da Noiva - uma das preferidas de Dom Pedro, a queda d'agua tem 35 metros de altura. Para chegar lá, há uma trilha leve, com pedrinhas soltas.

11 - Cachoeira das Andorinhas - a dez minutos do Véu da Noiva, a queda, de 15 metros de altura, e o poço abaixo convidam para um banho.

12 - Trilha Beija-Flor - a trilha permite observar vários beija-flores durante o trajeto. São cerca de 3 quilômetros de caminhada pesada.

13 - Poço Verde - ótimo local para banho, localizado a 30 minutos de caminhada a partir da Sede Guapimirim.

14 - Poço da Preguiça - outra boa opção para banho, a 15 minutos da Sede Guapimirim.

O acesso à sede do parque se dá pela Avenida Rotariana, que liga a BR-116 à cidade de Teresópolis. Do Rio de Janeiro, a distância é de 80 km, pela rodovia BR-040 (Rio-Teresópolis).

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.