Ambiente Unidades de Conservação

Parque Nacional da Serra da Canastra

O parque está situado no Estado de Minas Gerais, nos municípios de São Roque de Minas, Sacramento,Delfinópolis, Capitólio, São João Batista da Glória e Vargem e Vargem Bonita.

Envie para um amigo

Região: Sudeste

Estado: Minas Gerais

Município: São Roque de Minas, Sacramento,Delfinópolis, Capitólio, São João Batista da Glória e Vargem e Vargem Bonita

Bioma: Cerrado

Área: 200.000 ha

Criação: Decreto 70.355 (04/03/1972)

Unidade de Proteção Integral

É marcante pelas suas nascentes, dentre as quais a do Rio São Francisco e a do Rio Araguari. O Rio São Francisco percorre em torno de 14 km até atingir a escarpa da Serra da Canastra, onde forma a Cachoeira Casca D`Anta, com três quedas, cerca de 200 metros de altura. É um dos grandes atrativos do parque.

A vegetação do parque é típica de cerrado, abriga mais de 1.200 espécies de plantas típicas, como a canela-de-ema, a fruta-de-lobo (Solanum lycocarpum), a lixeira, o pequi, o pau-de-colher, entre outras.

A  fauna é muito marcante, pois se pode observar, na parte mais alta   do parque, principalmente pela manhã ou ao entardecer, o lobo-guará, o gavião-caracará, a siriema, o veado-campeiro, o tamanduá-bandeira,  a coruja, o tucano, o curiango, a perdiz, a codorna, a beija-flor, o tatu-canastra,  o tatu-galinha, o tatu-peba, o pato-mergulhão, o urubu-rei, as  borboletas e o canário-da-terra.

O acesso é feito pela BR-116 ou MG-050, que passa por Divinópolis, Formiga e São Roque de Minas. O parque ainda não tem infraestrutura para hospedagem de visitantes, mas nas cidades próximas pode-se encontrar hospedagem, restaurantes, lanchonetes e serviços de transporte.

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.