Ambiente Unidades de Conservação

Parque Nacional da Amazônia

O parque está localizado à margem do Rio Tapajós, no Estado da Amazônia. Apresenta um rica diversidade de fauna e flora, o que proporciona um belo espetáculo.

Envie para um amigo

Região: Norte

Estado: Amazonas e Pará

Município: Itaituba

Bioma: Floresta Amazônica

Área: 994.000 ha

Criação: Decreto 73.683 (19/02/1974)

Unidade de Proteção Integral


A vegetação predominante é da Floresta Amazônica, com grande diversidade. Há árvores frondosas com altura média de 50 metros. No interior da floresta, existe um grande número de plantas trepadeiras, musgos, liquens, orquídeas e vários outros exemplares.

A fauna apresenta espécies ameaçadas de extinção, como a ariranha, o peixe-boi, a anta, a onça-pintada, cervídeos, primatas. Dentre a avifauna destacam-se as araras, papagaios e periquitos, além dos répteis e da numerosa comunidade da ictiofauna.

Os maiores problemas de conservação desta unidade são invasores, posseiros, a caça, a extração e a exploração inconseqüente da floresta.

O acesso pode ser feito por via aérea de Belém ou Manaus sentido Itaituba, por via fluvial de Santarém e Itaituba, ou ainda por transporte rodoviário de Itaituba a Jacareacanga.

Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.