Ambiente Unidades de Conservação

Parque Nacional Chapada dos Guimarães

O parque está localizado na região central do Estado do Mato Grosso, no município de Chapada dos Guimarães. Caracterizado por inúmeras chapadas, sendo a maior o Morro São Jerônimo com 836 metros de altitude, o lugar é considerado místico pelos seus visitantes e moradores, que afirmam ver gnomos, duendes, fadas e discos voadores.

Envie para um amigo

Região: Centro-Oeste

Estado: Mato Grosso

Município: Chapada dos Guimarães

Bioma: Cerrado

Área: 33.000 ha

Criação: Decreto 97.656 (04/12/1989)

Unidade de Proteção Integral


Apresenta relevo aplainado no topo e escarpado nas bordas. Exemplificando, a Caverna Aroê Jari (segunda maior caverna de arenito do Brasil), a Lagoa Azul e mais de 200 cachoeiras como a Cachoeira do Véu da Noiva, que tem 86 metros de queda.

Sua vegetação é característica do Cerrado, com flores coloridas, árvores baixas e retorcidas e florestas de  galeria que abrigam, em suas matas, inúmeras espécies vegetais,  como murici, o pequi, espécies que caracterizamos campos rupestres como gramíneas, gravatás (Bromeliacae) e algodão-do-cerrado (Cocholospermum reguim).

Representam a fauna, espécies de mamíferos, como o lobo-guará,   veado-campeiro, gato-palheiro; de aves o gavião-uiraçu,  a águia-real, o socó-boi; de répteis, o jacaré-coroa.  Um local onde antes havia mar, depois floresta, hoje existe o cerrado  com conchas fossilizadas na argila, possuindo 46 sítios arqueológicos.

O acesso ao parque é feito pelas rodovias BR-070 e BR-364, ou pelas cidades mais próximas - Cuiabá a 67 Km e Chapada dos Guimarães, a cerca de 10 Km, nesse local, o turista encontra pousadas, hotéis e serviços de transporte.

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.