Ambiente Unidades de Conservação

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Esta unidade tem como objetivo proteger o patrimônio geológico e arqueológico, amostras representativas de Cerrado, Floresta Estacional e demais formas de vegetação natural existentes, ecótonos e encraves entre estas formações, a fauna, as paisagens, os recursos hídricos, e os demais atributos bióticos e abióticos da região.

Envie para um amigo

Região: Sudeste

Estado: Minas Gerais

Município: Januária, Itacarambi e São João das Missões

Bioma: Cerrado e Floresta Estacional

Área: 56.800 ha

Criação: Decreto s/n.° (21/09/1999)

Unidade de Proteção Integral

 

O Parque foi criado na intenção de proteger o patrimônio natural da região. A unidade não está aberta à visitação.

A região do Parque era anteriormente denominada Fazenda Retiro/Morro do Angú. Há registro da presença humana no vale de aproximadamente 11.000 anos atrás. Pesquisadores da UFMG já encontraram vários esqueletos humanos nesta região.

Possui área de 56.800 ha. Está localizado no estado de Minas Gerais, no município de Januária. O acesso é feito pela rodovia Montes Claros/Januária; chegando-se a Januária, segue-se por 45 Km, através da MG-135, até o povoado de Fabião I, onde fica localizado o posto de fiscalização do IBAMA. Deste povoado, segue-se por mais 2 Km, em estrada de terra, até adentrar o vale do Rio Peruaçu. A cidade mais próxima da unidade é Januária que fica a uma distância de 600 Km da capital.

Situação Fundiária da Unidade: possui 100% de sua área regularizada.

Acordos de Parceria: Polícia Militar Florestal de Januária.

 

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.