Ambiente Unidades de Conservação

Especificações Técnicas dos Artigos encaminhados ao Portal Ambiente Brasil

Objetivos, formas de contribuição, linhas temáticas.

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OBJETIVOS

O presente regulamento objetiva uniformizar a apresentação dos artigos a serem encaminhados para veiculação no portal Ambiente Brasil  no Ambiente UC’s – Unidades de Conservação.

 

FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO

As possíveis formas de contribuição são:

  • Artigos Técnicos;
  • Artigos de Opinião.

2.1. Artigo Técnico: exposição completa e original, totalmente documentada e interpretada, de um trabalho de relevância.

2.2. Artigos de Opinião compreende:

(1) uma avaliação crítica de um assunto condizente com uma das linhas temáticas que norteiam esse documento (item 1.1);

(2) bibliografia comentada onde cabe análise crítica de livros e de publicações técnicas de expressão dos demais artigos veiculados e;

(3) questionários direcionados realizados pela equipe de jornalismo do Portal Ambiente Brasil.

Não serão aceitos trabalhos produzidos visando a promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

 

LINHAS TEMÁTICAS

Qualquer uma das formas de contribuição deverá, necessariamente atender no mínimo uma das 14 (quatorze) Linhas Temáticas relacionadas:

Linha Temática I: Áreas Protegidas;

Linha Temática II: Vantagens das UC’s;

Linha Temática III: UC’s do Brasil;

Linha Temática IV: Manejo das UC’s;

Linha Temática V: RPPN;

Linha Temática VI: Planejamento das UC’s;

Linha Temática VII: Terras Indígenas;

Linha Temática VIII: Reservas Marinhas;

Linha Temática IX: Fiscalização nas UC’s;

Linha Temática X: Compensação Ambiental;

Linha Temática XI: Legislação;

Linha Temática XII: Programas Ambientais;

Linha Temática XIII: Gestão das UC’s;

Linha Temática XIV: Valor Econômico das UC’s.

 

Serão aceitos trabalhos já publicados ou submetidos à publicação em outros veículos. No entanto, não serão aceitos os trabalhos produzidos em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

 

ARTIGO TÉCNICO

5.1 Os textos deverão ser fornecidos em arquivos que utilizem o formato do processador de texto MS. Word for Windows 97 ou versão superior, ou ainda em formato PDF – acrobat reader/adobe.

5.2  O texto integral do trabalho não poderá exceder 5 (cinco) páginas.

5.3  O trabalho deverá seguir a seguinte seqüência de apresentação:

 Título do trabalho em português e em inglês.

  • Nome do (s) autor (es).
  • Currículo resumido(s) do (s) autor (es). Máximo de 3 linhas.
  • Endereço eletrônico.
  • Resumo em português e em inglês.
  • Palavras-chave em português. (Mínimo de 5 palavras e máximo de 20)
  • Texto do trabalho.
  • Referências.

5.4 O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens: superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm. As páginas deverão ser devidamente numeradas. Deve ser empregada fonte Arial, corpo 12, exceto no título que deverá ter corpo 16. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5.

5.5 Após o título deverão aparecer o nome, formação e cargo atual do (s) autor (es), centralizados. No caso de mais de um autor, cada nome deverá iniciar em uma nova linha. Em seguida deverão constar o telefone e endereço eletrônico do autor principal.

5.6 O corpo do trabalho deve ser organizado segundo um encadeamento lógico, através de subtítulos “Introdução”, “Metodologia”, “Resultados”, “Discussão”, “Conclusões” e “Referências”. Na redação, não deve ser empregada a primeira pessoa e o estilo a ser adotado deve ser objetivo e sóbrio, compatível com o recomendável para um texto científico.

5.6.1 Deverá ser evitada a subdivisão do texto em um grande número de subtítulos ou itens, admitindo-se um máximo de cabeçalhos de terceira ordem.

5.6.2 O texto dos artigos deverá ser cuidadosamente verificado, já que será reproduzido exatamente nas mesmas condições em que for recebido pela ABES, exceto no que diz respeito à programação visual. Termos grafados em itálico ou negrito poderão ser utilizados no corpo do artigo.

5.7 Serão aceitos artigos em inglês, no entanto, este deverá, necessariamente o primeiro resumo em inglês e o segundo em português .

 

FIGURAS E ILUSTRAÇÕES

As figuras e ilustrações podem ser elaboradas empregando software, sendo reproduzidas diretamente dos originais submetidos pelo (s) autor (es). Para tanto, devem ser observados os seguintes critérios:

6.1 Os arquivos das figuras e ilustrações, sem bordas ao redor, devem ser inseridos no arquivo do texto, de maneira que possam ser editados através do MS Word for Windows.

6.1.1 Os textos e legendas não devem ficar muitos pequenos ou muito grandes em relação à figura. Para isso, sugere-se que sejam escritos em Arial, corpo 10 sendo a palavra “Figura” e o número de ordem em negrito, seguido de “dois pontos” e o nome da figura e a fonte em Arial, corpo 10 sem necessidade de negrito. O espaçamento entre linhas deverá ser 0 (zero) e em parágrafo simples. Exemplo:

 

q
Figura 01: Espécie encontrada na região
Fonte: Clip-Art Windows XP

 

6.2 Embora a sua inclusão não seja aconselhável, as fotografias deverão ser inseridas em resolução mínima: 150 dpi. Deve obedecer a mesma especificação das figuras.

6.3  Todos os gráficos, desenhos, figuras e fotografias devem ser denominados de “Figura”, e numerados seqüencialmente em algarismos arábicos. Toda figura deve ser mencionada no texto.

6.4  As figuras devem ser intercaladas nos locais apropriados, e apresentar um título.

 

QUADROS E TABELAS

Os quadros e tabelas deverão atender os seguintes critérios:

  • Apresentação: Os quadros devem ser claros e objetivos. As unidades correspondentes a todos os termos usados devem ser claramente identificadas.
  • Denominação e Numeração: Todos os quadros ou tabelas devem ser denominados “Tabela” e numerados seqüencialmente em algarismos arábicos. Toda tabela deve ser mencionada no texto.
  • Dimensão Máxima: Uma tabela não poderá ser maior do que uma folha A-4.
  • Posição no Texto: As tabelas devem aparecer, preferencialmente, intercaladas nos locais apropriados do texto, a critério do autor. Quando forem intercaladas, o autor deve indicar claramente no texto o local desejado para a sua inserção.
  • Título: Cada tabela, além da numeração, deve possuir um título.

Fonte: Sempre que a tabela for retirada de livros, revistas, páginas eletrônicas e outros, deverá conter a fonte de origem. Os formatos de inserção de títulos e fontes deverão obedecer ao mesmo utilizado para figuras. Exemplo:

 

 Gênero  Valor Real   Porcentagem 
 Masculino  120 50
 Feminino 120 50

Quadro 01: Porcentagem dos valores em relação ao gênero.

Fonte: IBGE, 2002

 

EQUAÇÕES

As equações podem ser editadas pela equipe responsável pela programação visual. Portanto, os seguintes critérios devem ser satisfeitos:

• Apresentação: As equações devem ser claras e legíveis, com a mesma fonte do corpo do texto, sem a utilização de itálico ou negrito, no entanto, deverá estar centralizada.

• Denominação e Numeração: Todas as equações e fórmulas devem ser denominadas de “Equação” e numeradas seqüencialmente em algarismos arábicos.

• Símbolos: Todos os símbolos usados devem ser definidos imediatamente após a equação (caso não tenham sido definidos anteriormente), incluindo as suas unidades ou dimensões. Exemplo:

 

EQUAÇÃO 01:

?=aXk

onde:

? = peso da biomassa

a,K = constantes específicas;

X = Variável dependente do modelo.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências citadas no texto e listadas ao final do trabalho deverão estar de acordo com a norma NBR 6023/2002. A título de esclarecimento são apresentadas algumas diretrizes:

9.1 As referências citadas no texto devem conter o sobrenome do (s) autor (es), em caixa baixa, seguido pelo ano da publicação, observando-se os seguintes critérios:

  • Quando houver mais de um trabalho, as citações devem ser em ordem alfabética.
  • Trabalhos com mais de três autores devem ser referenciados ao primeiro autor, seguido por “et al”.
  • Quando houver mais de uma publicação do mesmo autor, no mesmo ano, o ano da publicação deve ser seguido dos componentes “a, b, c...”, em ordem alfabética.

      Exemplos: ... estudos efetuados por Silva (2001a, 2001b) e por Machado et al. (1995) revelaram...; ... estudos recentes (Santos, 2000; Souza & Oliveira, 2001; Machado et al., 2002) revelaram...

 

9.2 Ao final do trabalho deverá ser apresentada uma lista de todas as referências citadas no texto, de acordo com os seguintes critérios, entre outros:

  • As referências devem ser relacionadas em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor.
  • Devem ser referenciados todos os autores, contendo o sobrenome seguido pelas iniciais de cada autor, separados por vírgulas. Exemplo: SMITH, D.V.; MACHADO, L.C.; SOUTO, T...
  • No caso em que houver mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, seguido por et al.
  • O título do periódico referenciado deverá ser apresentado em itálico. As indicações de volume, número e página deverão ser identificadas pela letra inicial (“v”, “n” ou “p”), seguida de ponto. Não devem ser utilizadas aspas antes e depois do título do trabalho. Exemplo: JEWELL, W.J., NELSON, Y.M., WILSON, M.S. Methanotrophic bacteria for nutriente removal from wastewater: attached film systems. Water Environment Research, v. 64, n. 6, p. 756-65, Sept./Oct. 1992.
  • O título do livro deve ser apresentado em itálico. Devem ser incluídos a edição, o local, a editora, a data e o número de páginas:

      Exemplo: FRANÇA, J.L. et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 5 ed. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 2001.211 p.

  • Em capítulos de livros e trabalhos de congressos, a obra principal (título do livro ou denominação do congresso) vem precedida da expressão “In”.

      Exemplo: CAIXINHAS, R.D. Avaliação do impacto ambiental de empreendimentos hidro-agrícolas. In: SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 5, 1992, Lisboa. Anais... Lisboa: APRH, 1992. P. 203-11.

 

JULGAMENTO

Após avaliação prévia realizada pela coordenação do Ambiente UC’s quanto aos aspectos de apresentação do trabalho, serão enviadas cópias do trabalho à Equipe de Profissionais do Portal AMBIENTE BRASIL composta por: biólogos, geógrafos, engenheiros florestais, engenheiros ambientais, profissionais da área de direito ambiental, dentre outros para uma análise mais aprofundada.

10.1  Serão levadas em consideração, no julgamento do trabalho, as obediências às disposições regulamentares, além de: relacionamento do tema às sessões temáticas especificadas no início deste documento; adequação do título, do resumo e das palavras-chave; existência de encaminhamento lógico e qualidade da contribuição.

 

CLASSIFICAÇÃO

Em função da análise do Conselho Editorial o trabalho será classificado segundo uma das seguintes categorias: Aceito, sem modificações; Aceito, com sugestão de revisões; e Recusado.

 

COMUNICAÇÃO AOS AUTORES

A equipe do AMBIENTE BRASIL compromete-se em comunicar o autor principal do resultado da avaliação através do endereço eletrônico fornecido no início do artigo. Os trabalhos não selecionados serão devolvidos ao autor principal, também por endereço eletrônico, com as devidas explicações.

 

RESPONSABILIDADES E DIREITOS

A qualidade da apresentação do trabalho, bem como seu conteúdo e originalidade, são responsabilidades exclusivas do (s) autor (es). Os autores que encaminharem seus trabalhos cedem ao AMBIENTE BRASIL os respectivos direitos de veiculação.

 

Nesta fase devem ser levantadas todas as informações que se fazem necessárias para a formulação do plano.

 

Redação ambientebrasil


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