A lata de aço é a melhor embalagem inventada pelo homem. Dispensa conservantes no envasamento de alimentos e acondiciona bebidas, tintas, produtos químicos e aerossóis. De personalidade marcante, valoriza roupas e acessórios de vestuário, relógios, charutos, CD, perfumes e uma infinidade de outros artigos de consumo que não dispensam elegância.
Produzidas com folhas de espessura variável entre 0,06 mm (refrigerantes e cervejas) e 0,18 mm (tintas 18 litros) e eletronicamente soldadas, as latas de aço venceram o obstáculo do peso específico que fazia sombra às suas vantagens de resistência mecânica e inviolabilidade totais. No manuseio, supera os concorrentes na velocidade de envasamento (800 unidades por minuto, no óleo comestível) e resiste às oscilações de temperatura, oferecendo barreira contra a luz, microorganismos e predadores extrenos.
Os alimentos são embalados logo após o processamento. Alguns vegetais chegam a peder todos os seus nutrientes depois de alguns minutos de cozimento. Na alta de aço, são cozidos em segundos, dentro de autoclaves se altas pressão e temperatura. Produtos agressivos são embalados, transportados e armazenados com total segurança.
Prática, versátil e resistente, a lata de aço agregou, às suas propriedades intrínseca, tecnologias de última geração em design, construção, processamento e envase. Por isso, o surgimetno de novos materiais não afetram a sua liderança no mercado de embalagens.
Prolata
O Prolata – Programa de Valorização e Incentivo ao Consumo da Embalagem Metálica – é uma iniciativa do Sindicato de Estamparia em Metais no Estado de São Paulo (SIEMESP). Participam 25 empresas direta ou indiretamente relacionadas à fabricação de latas de aço, entre elas a CSN – Cia. Siderúrgica Nacional (folha de flandres) – e o Grupo Gerdau, principal reciclador de sucata ferrosa do país.
Fundado em 1992, o Prolata vem atuando junto às empresas, órgãos governamentais, escolas e outros segmentos da sociedade, com três objetivos principais:
- Promover a utilização e o consumo da lata de aço, com base nas suas vantagens técnicas e ambientais
- Aumentar a competitividade do produto
- Promover as metas de participação social das empresas do setor.
A entidade está estruturada em quatro comitês: Administração, Marketing, Competitividade e Reciclagem. Em contato com o público, funciona o serviço Disque-Aço (0800-17044), que atende chamadas de todo país, em busca de comercialização da sucata proveniente da lata de aço. N ainternet, o Prolata mantém, desde julho de 1998, o site www.prolata.com.br com informações atualizadas sobre o setor, programas de reciclagem e características da lata de aço.
O Comitê de Reciclagem fornece, constantemente, apoio técnico e operacional aos órgãos públicos e programas comunitários de reciclagem, tais como os das prefeituras de Angra dos Reis (RJ), São José dos Campos (SP), Santos (SP) e Porto Alegre (RS0, Sociedade Reciclar (Piracicaba, SP), Hospital São José (Joinville, SC) e Sociedade Amigos do Parque da Água Branca (SP), entre outros.
Na área de Educação, a entidade promoveu, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o primeiro projeto de Educação Ambiental de incentivo à reciclagem do país junto à rede pública de ensino e realiza palestras em escolas e universidades públicas e privadas, estimulando a reutilização e reciclagem de embalagens empregando procedimentos abrangentes que envolvem a participação de todos os materiais descartados.
O Comitê de Marketing administra as relações da indústria com seus diferentes públicos, promovendo a imagem da lata de aço junto ao consumidor, mercado, autoridades e opinião pública, valorizando as propriedades da lata de aço e a filosofia de responsabilidade social do setor. O Comitê responde pelas pesquisas de opinião, publicidade, relações com a Imprensa, publicações, vídeos, Internet e recursos de multimídia utilizados em palestras, congressos, seminários e exposições.
No Comitê de Competitividade se desenvolvem pesquisas, projetos e ações voltados à relação de custo/benefício do setor, com base nos critérios de Qualidade Total, Melhoria Contínua, Preços e Serviços aos Clientes.
Reutilizaçao, Reaproveitamento, Reciclagem
Numa antiga fábrica de Boa Vista, no Acre, montanhas de latas de aço recolhidas do lixo são transformadas em cuias para a coleta da borracha. Nas oficinas promovidas pelo Parque da Água Branca, em São Paulo, crianças aprendem, com o habilidoso artesão, Milton Cruz, como transformar sucata de lata em miniaturas perfeitas de automóveis antigos. Nos escritórios, latinhas de chocolates e balas viram porta-clips, lápis, borrachas e canetas. Em milhares de residências, transformam-se em lamparinas, medidas, instrumentos musicais, objetos de decoração e vasos de plantas.
A lata de aço é a embalagem mais reaproveitada e reutilizada pelo consumidor, mas também pode ser infinitamente reciclada. Nos fornos das siderúrgicas não-integradas à produção de minério, cerca de 230 mil toneladas de latas descartadas após o consumo – 30% da produção nacional – convertem-se em vergalhões, arame, aço plano ou laminado para diferentes aplicações, economizando energia e recursos naturais. A cada 75 latas recicladas salva-se uma árvore que se transformaria em carvão vegetal. A cada 100 latas refundidas, economiza-se o equivalente a uma lâmpada de 60 Watts, acesa durante uma hora.
Não é por acaso que, nos países industrializados, o cidadão paga taxas diferenciadas pela coleta de lixo e, em alguns desses países, o próprio fabricante de embalagem se responsabiliza pelo destino final de seu produto. Reciclar é importante. Escolher produtos embalados em amteriais considerados amigos da natureza é um direito e uma obrigação de todos.
Endereços úteis:
PROLATA (Sindicato da Indústria de Estamparia de Metais no Estado de São Paulo)
Av. Paulista, 1313, 8 andar CEP 01311-200.
Fone (11) 0800-172044.
Fax (11) 289-2856.
SINDINESFA/INESFA – Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa e Instituto Nacional das Empresas Preparadoras de Sucata Não Ferrosa e de Ferro e Aço.
Rua Rui Barbosa, 95, conj. 82
Bela Vista. CEP: 01326-010
São Paulo – SP. Fone (11) 251-0277
Fax (11) 251-0362.
IBS – Instituto Brasileiro de Siderurgia
Av. Rio Branco, 181, 28 andar, Centro. Rio de Janeiro – RJ.
CEP: 20040-007. Fone (21) 2544-3255 – Fax (21) 2262-2234.
Site: http://www.ibs.org.br
E-mail: ibs@ibs.org.br
PROLATA
SINDINESFA/INESFA
IBS – Instituto Brasileiro de Siderurgia