Ambiente Mudanças Climáticas

O Carbono e nós.

O carbono tem um papel preponderante, sendo destacado a sua ligação com duas moléculas de oxigênio que acabam por gerar o dióxido de carbono (CO²), elemento esse entre os principais para o efeito estufa e o ciclo do carbono.

Envie para um amigo

 

O carbono é um elemento sólido em seu estado natural, vem da palavra latina carbo que significa carvão, sua massa atômica é 12u e seu número atômico é 6. Além desses dados ele também é a base para a química orgânica, que estuda, entre outras coisas as ligações de carbono e atualmente conhece-se cerca de dez milhões de compostos carbônicos e na natureza pode ser encontrado em diversas formas alotrópicas (do grego allos outro tropos forma), ou seja, encontrado em diversas formas como amorfo (grafite) e cristalino (diamante).

Outro fator representativo em relação ao carbono é que não somente ele está em todos os seres vivos como também ele é a base da vida nesse planeta e ainda suas utilidades para o modo de vida que temos, vão desde os testes arqueológicos do Carbono 14 que datam a idade de diversos achados arqueológicos ou palentológicos como também em estruturas para diversos segmentos da indústria como a aeroespacial, bens de consumo e equipamentos de segurança.

No âmbito geológico, o carbono tem um papel preponderante, sendo destacado a sua ligação com duas moléculas de oxigênio que acabam por gerar o dióxido de carbono (CO²), elemento esse entre os principais para o efeito estufa e o ciclo do carbono.

Pelo carbono, ainda pode-se dizer que é a sua decomposição orgânica que gera os combustíveis fósseis como gás e o petróleo.

 

por Marcelo Hammoud



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.