Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Fauna

Tartaruga-da-amazônia (Procnemis expansa)

É conhecida também como tartaruga verdadeira. Os inimigos naturais da tartaruga-do-amazonas, quando filhote, são os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e alguns peixes grandes.

Envie para um amigo

 

Classe: Reptilia

Ordem: Chelonia

Família: Chelonidae

Nome científico: Procnemis expansa

Nome vulgar: Tartaruga-da-amazônia

Categoria: Ameaçada

É encontrada com 90 cm de comprimento. Nos meses de outubro e novembro vão à praia dos rios desovar cerca de 100 a 150 ovos na areia. Alimenta-se de frutas e sementes de palmeiras. Em julho, na baixa das águas, as tartarugas deixam os igarapés e procuram lagos e lagunas tranqüilas e baías dos grandes rios. Seus ovos e filhotes são utilizados como alimento pelos moradores da Região Amazônica. Habita o rio Amazonas e seus afluentes. É conhecida também como tartaruga verdadeira. Os inimigos naturais da tartaruga-do-amazonas, quando filhote, são os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e alguns peixes grandes.

 

Redação Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.