Ambiente Fauna

Jacaré-do-pantanal (Caiman crocodilus yacare)

Os jacarés são ecologicamente importantes porque fazem o controle biológico de outras espécies animais ao se alimentarem daqueles indivíduos mais fracos, velhos e doentes, que não conseguem escapar de seu ataque

Envie para um amigo

 

Classe: Reptilia

Ordem: Crocodilia

Família: Crocodilidae

Nome científico: Caimam crocodilus yacare

Nome vulgar: Jacaré-do-pantanal

Categoria: Ameaçada

Estendem-se do norte da Argentina até o sul da bacia Amazônica, mas ocorre principalmente no Pantanal. Alimentam-se de peixes e outros vertebrados aquáticos, e invertebrados como caranguejos, caramujos e insetos. Podem chegar até 3 metros. Nidifica construindo um ninho com folhas e fragmentos de plantas, nas bordas de capões de cerradão e mata, ou sobre tapetes de vegetação flutuantes. Desovam de 20 a 30 ovos em uma câmara no interior do ninho. O período de nidificação coincide com as enchentes (janeiro a março). Os jacarés são ecologicamente importantes porque fazem o controle biológico de outras espécies animais ao se alimentarem daqueles indivíduos mais fracos, velhos e doentes, que não conseguem escapar de seu ataque. Também controlam a população de insetos e dos gastrópodos (caramujos) transmissores de doenças como a esquistossomose (barriga-d'água). Suas fezes servem de alimento a peixes e a outros seres vivos aquáticos.

 

Redação Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.