Ambiente Fauna

Jabuti (Gerochelone carbonaria)

A cabeça possui escamas vermelhadas ou amarelas e as escamas das patas são vermelhas.

Envie para um amigo

 

Classe: Reptilia

Ordem: Chelonia

Família: Testudinidae

Nome científico: Gerochelone carbonaria

Nome vulgar: Jabuti

Categoria: Não consta

Característica físicas: carapaça negra, alta e alongada, com escamas poligonais de centro amarelo e desenhos em relevo. A cabeça possui escamas vermelhadas ou amarelas e as escamas das patas são vermelhas. Os machos, maiores que as fêmeas, têm em média 50 cm e pesa mais de 10 kg. O escudo ósseo ventral (plastrão) nos machos é côncavo, nas fêmeas é reto ou convexo, facilitando o macho "subir" na fêmea durante a cópula.

Alimentação: vegetais e frutas.

Biologia e comportamento social: hábitos terrícolas. Desloca-se lentamente pelo chão.

Reprodução: o período de reprodução começa em outubro e vai até janeiro. O macho só consegue completar a fecundação quando é maior que a fêmea. Os ovos, de seis a sete, podendo chegar a 20, são enterrados em locais onde bate muito sol e a terra é minimamente fofo. Depois de nove meses, os filhotes nascem amarelados e com a carapaça amolecida. Vivem em média 80 anos. Habitam campos, cerrados e florestas.

 

Fonte parcial: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. 2.° edição. CEMIG. Editare Editora.2003.



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.