Ambiente Fauna

Calango (Cnemidophorus ocellifer)

O macho costuma ser maior do que a fêmea e pode chegar a 12 cm de comprimento.

Envie para um amigo

 

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Família: Teiidae

Nome científico: Cnemidophorus ocellifer

Nome vulgar: Calango

Categoria: Ameaçada

Características físicas: corpo cilíndrico e alongado, com a cauda longa e forte. Dorso marrom-escuro, com o flanco riscado por listras longitudinais brancas ou esverdeadas. A listra superior vai do pescoço até a base da cauda e a listra central começa na região temporal e termina na base da cauda. Separando as duas, há uma terceira listra de cor marrom salpicada de pontos brancos ou esverdeados. O ventre é claro e tem manchas azuladas ou esverdeadas. O macho costuma ser maior do que a fêmea e pode chegar a 12 cm de comprimento.

Alimentação: artrópodes, incluindo grilos, gafanhotos, larvas, formigas, cupins e aranhas.

Biologia e comportamento social: tem hábitos diurnos e prefere sair nas horas mais quentes do dia. Vive no chão, em locais pedregosos e com moitas, procurando abrigar-se sob rochas e troncos caídos.

Reprodução: reproduz-se basicamente na época da chuvas. Põe até cinco ovos elípticos e cada uma das várias ninhadas do ano. Ao nascer, os filhotes têm em média 3 cm de comprimento. Habitam cerrados e campos.

 

Fonte parcial: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. 2.° edição. CEMIG. Editare Editora.2003.



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.