Ambiente Fauna

Sagüi-da-serra-escuro (Callithrix aurita)

Quando atingem a idade adulta migram para outros grupos para formarem novos pares.

Envie para um amigo

 

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Callitrrichidae

Nome científico: Callithrix aurita

Nome vulgar: Sagüi-da-serra-escuro

Categoria: Ameaçada

q

Características: Vive em grupos de dois a sete indivíduos com somente uma fêmea dominante.  Se alimenta de insetos, resina de árvores e pequenos frutos. Os filhotes, sempre gêmeos, nascem depois de 144 dias de gestação e são carregados pelos pais nas primeiras semanas de vida. Os irmãos mais velhos ajudam no cuidado à prole. Quando atingem a idade adulta migram para outros grupos para formarem novos pares.

Ocorrência Geográfica: Habita a Mata Atlântica. Sua distribuição está restrita entre o leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e regiões limítrofes do estado de Minas Gerais, que é a região industrializada do país

Categoria/Critério: Não só o desmatamento o ameaça mas também a introdução de espécies de outras regiões, como o sagüi-de-tufos-brancos do nordeste brasileiro, que é comprado no comércio ilegal e solto em nossas matas oferecendo grande competição por alimento.

Cientista que descreveu: E. Geoffroy, 1812

Fonte: MMA/SINIMA



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.