Ambiente Fauna

Porco-do-mato ou Cateto (Tayassu tajacu)

Usa como habitação natural as moitas, fendas de troncos de árvores ou grutas sem umidade, sendo que procura se afastar o mínimo possível dessas moradias, adotando uma vida sedentária.

Envie para um amigo

 

Classe: Mammalia

Ordem:  Rodentia

Família: Tayassuidae

Nome científico: Tayassu tajacu

Nome vulgar: Porco-do-mato ou cateto

Categoria: Não consta

Usa como habitação natural as moitas, fendas de troncos de árvores ou grutas sem umidade, sendo que procura se afastar o mínimo possível dessas moradias, adotando uma vida sedentária. Os bandos são formados por 5 a 15 animais, sendo que a agressividade aparece quando um membro é perseguido ou ferido. Esses bandos deslocam-se pelas adjacências quando precisam de mais alimentos. Os sexos andam misturados e não há determinação de quem é o chefe. Existe ainda em todos os catetos uma glândula característica próxima à cauda, que segrega uma substância oleaginosa, cujo odor tem um papel fundamental no reconhecimento individual e de território. Para tanto, um animal esfrega o focinho na glândula do outro. Alimenta-se de raízes, bulbos, fungos, frutos, sementes, ovos de aves e de tartarugas, cadáveres, cobras, rãs, peixe e insetos, mas sua dieta é predominantemente vegetariana.

Redação Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.