Ambiente Fauna

Mico-leão-da-cara-preta (Leontopithecus caissara)

Vivem em grupos familiares de 05 indivíduos, utilizando ocos de árvores e bromélias como abrigo.

Envie para um amigo

 

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Callithrichidae

Nome científico: Leontopithecus caissara

Nome vulgar: Mico-leão-da-cara-preta

Categoria: Ameaçada

Características: São pequenos primatas com pelagem dourada no dorso e no tórax, apresentando face, juba, mãos, pés, antebraço e cauda pretos. Os estudos preliminares indicam que as características biológicas e comportamentais destes animais correspondem as descritas para os demais representantes da família. Vivem em grupos familiares de 05 indivíduos, utilizando ocos de árvores e bromélias como abrigo. Sua alimentação consiste basicamente em insetos e frutos. Possuem uma gestação anual, com nascimento de 02 filhotes (FONSECA et alli, 1994). Se comunicam através de assovios muito agudos que são ouvidos à distância. São territorialistas e muito sensíveis às mudanças do ambiente.

Peso: 572 g

Comprimento: 38,8 cm

Ocorrência Geográfica: São endêmicos da Floresta Atlântica do estado do Paraná.

Categoria/Critério: Criticamente em perigo de acordo com a IUCN. Corre risco de extinção em função do declínio da população ocasionado pela redução da área de vida que se encontra fragmentada. Tamanho populacional reduzido ou em declínio com probabilidade de extinção na natureza em pelo menos 50 por cento em 10 anos ou três gerações.

Observações adicionais: As informações desta espécie ainda são escassas. Recentemente um dos micos passou a ser monitorado através de uma colar equipado com um sistema de radar. A partir daí, outros foram localizados: duas fêmeas com filhotes que vivem constantemente agarrados as costas das mães. Os pesquisadores acreditam que a população de micos-leão-da-cara-preta esteja em torno de 300 indivíduos, quantidade considerada muito pequena e que representa uma ameaça a sobrevivência da espécie.

Cientista que descreveu: Lorini e Persson, 1990

Fonte: MMA/SINAMA



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.