Ambiente Fauna

Macaco-aranha-preto (Ateles paniscus)

O macaco-aranha apresenta cauda preênsil que utiliza para locomoção e forrageamento.

Envie para um amigo

 

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Cebidae

Nome científico: Ateles paniscus

Nome vulgar: Macaco-aranha-preto

Categoria: Ameaçado

Características: O macaco-aranha apresenta cauda preênsil que utiliza para locomoção e forrageamento. Vivem exclusivamente em florestas altas, ocupando preferencialmente os níveis superiores do dossel e nas árvores emergentes. Considerando-se seu tamanho e a especialização locomotora, esse comportamento é provavelmente predominante ao longo de toda sua área de distribuição. A vocalização é emitida somente por machos e pode ser ouvida a 500 metros. É usada como uma chamada de alarme e também para localização dos alimentos. É um animal frugívoro por excelência, além das frutas come também mel, folhas novas, flores e outras partes da planta. O tamanho médio dos grupos é de aproximadamente 18 indivíduos. Tem apenas um filhote por ano que é completamente dependente da mãe até os 10 meses. Em cativeiro, tem um comportamento agitado.

Peso: Peso médio de 7,7 kg, com fêmeas um pouco menores que os machos (Livro Vermelho) e aproximadamente 10 kg para os machos e 6 a 8 kg para as fêmeas (Primate Inf Net)

Comprimento: Em média 60 cm

Ocorrência Geográfica: Ocorrem no nordeste da Amazônia, ao norte do rio Amazonas e a leste do rio Negro.

Categoria/Critério: Espécie ameaçada de acordo com a lista oficial do IBAMA. Apêndice II da CITES. A espécie é considerada vulnerável devido à suscetibilidade à caça e a distúrbios de seu habitat natural.

Cientista que descreveu: Linnaeus, 1758

Observações adicionais: Considerando o grande número de unidades de conservação existentes ao longo da área de distribuição desta espécie, a principal estratégia para a sua preservação em longo prazo constituiu-se a implantação definitiva desses parques e reservas. Ainda não foi realizado nenhum estudo de campo sobre esta espécie no Brasil.

Fonte: MMA/SINIMA



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.