Ambiente Fauna

Golfinho-pintado-do-atlântico (Stenella frontalis)

Nas Bahamas, existe uma famosa área de concentração de golfinhos-pintados-do-atlântico.

Envie para um amigo

 

Classe: Mammalia

Ordem: Cetacea

Família: Delphinidae

Nome científico: Stenella frontalis

Nome vulgar: Golfinho-pintado-do-atlântico

Categoria: Ameaçada

Comprimento: medem entre 1,6m e 2,2m.

Peso: as fêmeas pesam entre 39 e 127 Kg e os machos entre 50 e 143 Kg.

Distribuição geográfica: no Brasil, até o momento, existem registros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará. Nas Bahamas, existe uma famosa área de concentração de golfinhos-pintados-do-atlântico.

Características: O corpo é alongado e esguio. Dorso escuro e ventre claro. Os adultos apresentam pintas claras no dorso e escuras na barriga. Filhotes nascem cinza-claro e as pintas vão aparecendo com a idade geralmente da barriga para o dorso. A ponta do relativamente longo e fino bico é branca. O manto dorsal cinza-escuro possui uma mancha clara pontiaguda rompendo seu desenho arredondado logo abaixo da nadadeira dorsal. A nadadeira dorsal é alta e falcada. As nadadeiras peitorais são pontudas e proporcionais ao tamanho do corpo. A região ao redor dos olhos normalmente é escura. Possuem de 60 a 80 dentes cônicos. A forma costeira é maior, mais robusta e mais pintada do que a oceânica.

Redação Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.