Ambiente Fauna

Golfinho-flíper (Tursiops truncatus)

São muito ativos e freqüentemente acompanham os barcos à proa. Chegam a atingir mais de 40km/h.

Envie para um amigo

 

Classe: Mammalia

Ordem: Cetacea

Família: Delphinidae

Nome científico: Tursiops truncatus

Nome vulgar: Golfinho-flíper

Categoria: Ameaçada

Habitat: esta espécie habita em água salgada ou seja nos mares e nos estuários. Quando nascem têm entre 75-150 cm e em adultos entre 3-4m.

Peso: quando nascem têm cerca de 30kg e em adultos o seu peso oscila entre os 300 e os 500kg, podendo atingir excepcionalmente os 650kg. Alimentarem de corvinas quando estas eram abundantes na região. Também consomem vários tipos de peixes, moluscos e crustáceos, lulas, linguados, carangueijos, camarões, entre outros. Ingere diariamente cerca de 20kg de alimento.


Reprodução: As fêmeas têm uma gravidez de 11 a 12 meses e dão à luz apenas uma cria com cerca de 80 cm, sensivelmente. As crias são amamentadas até aos 18 meses e são ensinadas desde logo algumas técnicas de caça.

Identificação: cinzento escuro no dorso, diminuindo de intensidade perto da barriga, que é branca ou rosa muito claro. O seu corpo é muito robusto, bem como a sua cabeça. O seu bico tem uma força espantosa, capaz de provocar ferimentos muito graves num adversário. São muito ativos e freqüentemente acompanham os barcos à proa. Chegam a atingir mais de 40km/h. Vivendo em liberdade, podem viver até aos 45 anos, tendo as fêmeas geralmente maior longevidade.

Redação Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.