Ambiente Fauna

Calimico (Callimico goeldii)

São quadrúpedes capazes de efetuar grandes saltos. Vivem em pequenos grupos familiares de até 8 indivíduos.

Envie para um amigo

 

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Callimiconidae

Nome científico: Callimico goeldii

Nome vulgar: Calimico

Categoria: Ameaçado

q

Características: A pelagem é completamente negra e a face está rodeada por uma "juba" da mesma cor. A cauda é muito longa e apresentam garras em todos os dedos exceto os polegares. Os macacos de goeldi são primatas diurnos e arbóreos, alimentam-se de frutos, insetos e de pequenos vertebrados. São quadrúpedes capazes de efetuar grandes saltos. Vivem em pequenos grupos familiares de até 8 indivíduos, existindo cooperação na criação dos juvenis. Possuem um alargado leque de vocalização para comunicação entre si. Os casais são monógamos e o período de gestação é de 150 a 165 dias. Os nascimentos ocorrem entre setembro a novembro. Nasce uma pequena cria com apenas 50 gramas que é amamentada durante 65 dias, e é transportada pela mãe durante as duas ou quatro semanas de vida, após esse tempo esta tarefa é partilhada com o progenitor. Goeldi são os únicos pequenos com 36 dentes, todos os micos restantes tem 32 dentes.

Peso: 393 a 860 gramas

Comprimento: Cabeça e comprimento do corpo: 21,6 a 23,4 cm. Comprimento da cauda: 25,5 a 32,4 cm.

Ocorrência Geográfica: Encontra-se nas florestas tropicais úmidas da Colômbia, do Peru, da Bolívia e no Brasil mais especificamente na Amazônia Ocidental.

Categoria/Critério: Espécie ameaçada de extinção. São raros em toda sua área de distribuição. Estão ameaçados pela destruição do habitat e pelo comércio ilegal.

Cientista que descreveu: Thomas, 1904

Observações adicionais: Descoberto e descrito no início do Século XX. Os primeiros exemplares a chegarem à Europa foram enviados pela Drª. Emília Suethlage, então diretora do Museu do Pará. Em 1912 um naturalista do Museu Nacional, regressando de uma expedição à Mato Grosso e Amazonas em companhia de Rondon, levou o Callimico para o Rio de Janeiro onde o animal viveu durante poucos anos. Goeldi tem garras em vez de unhas como nos macacos pregos, um traço que compartilham com todos os outros micos.

Fonte: MMA/SINIMA



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.