Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Fauna

Saíra-canário (Thlypopsis sordida)

Na Amazônia é encontrada próxima à água, mas no sul freqüenta o topo das árvores, movimentando-se incessantemente.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Emberizidae

Nome científico: Thylpopsis sordida

Nome vulgar: Saíra-canário

Categoria: Indeterminado

q

Das seis espécies do gênero, esta é a única que habita as terras baixas ao leste dos Andes. É encontrada sozinha, em par ou em pequenos grupos de 3 ou 4 indivíduos. Na Amazônia é encontrada próxima à água, mas no sul freqüenta o topo das árvores, movimentando-se incessantemente. A fêmea difere do macho por não apresentar o colorido ferrugíneo da cabeça e, sim, verde, como a fêmea de Hemithtaupis ruticapilla (4).

Alimentação: frutos, sementes e insetos capturados na folhagem.

Nidificação: o ninho tem a forma de uma tigela, sendo situado a cerca de 2 m de altura numa árvore. A fêmea é responsável pela maior parte da construção, mas o macho colabora carregando o material necessário para a confecção do ninho. Nele são postos 2 ou 3 ovos, azul-esbranquiçados com manchas pardas, que são incubados pela fêmea. Quando nascem os filhotes, estes são alimentados pelo casal.

Hábitat: matas ciliares, pântanos, paisagens abertas com árvores e áreas urbanas.

Tamanho: 13,5 cm

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.