Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Fauna

Saíra-andorinha (Tersina viridis)

Encontrar o local onde será construído o ninho é responsabilidade do macho que, em vôo característico, assinala-o à fêmea.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Emberizidae

Nome científico: Tersina viridis

Nome vulgar: Saíra-andorinha

Categoria: Não consta

q

Alimentação: frutos e insetos cuja proporção varia com a época do ano. O fruto grande é preso entre as maxilas e, com movimentos do bico, a polpa carnosa é retirada e engolida.

Nidificação: encontrar o local onde será construído o ninho é responsabilidade do macho que, em vôo característico, assinala-o à fêmea. A construção é no interior de um túnel horizontal de até 2 m de profundidade, com 6 a 10 cm de diâmetro na entrada, utilizando também cavidades escavadas por seres humanos ou outras espécies de aves. Nestes locais a fêmea elabora uma taça rasa revestida por finas fibras de palmeiras e nela põe 3 ovos brancos, que incuba durante 13 a 17 dias.

Hábitat: matas ciliares, bordas de matas, parques e jardins.

Tamanho: 16,6 cm

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.