Ambiente Fauna

Rolinha-do-planalto (Columbia cyanopis)

Espécie rara do Brasil Central. Cabeça parda castanha, pontas brancas na cauda, coberteiras superiores da asa com nódoas azuis e coberteiras inferiores das asas, canela.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Columbiformes

Família: Columbidae

Nome científico: Columbia cyanopis

Nome vulgar: Rolinha-do-planalto

Categoria: Ameaçada


Características: Espécie rara do Brasil Central. Cabeça parda castanha, pontas brancas na cauda, coberteiras superiores da asa com nódoas azuis e coberteiras inferiores das asas, canela. No solo, a feição é das rolas comuns.

Alimentação: Alimentam-se de frutos, sementes, folhas e insetos

Comprimento: 15,5 cm.

Ocorrência Geográfica: Conhecida apenas através de poucos espécimes de museus. Mato Grosso (Cuiabá), Sul de Goiás (Rio Verde) e Oeste de São Paulo (Itapura) e Distrito Federal.

Cientista que descreveu: Pelzeln, 1870

Categoria/Critério: Ameaçada. Um táxon é CR quando corre um risco extremamente alto de extinção na natureza em futuro imediato, isto em função do declínio da população ou da área da população por estar altamente fragmentada, diminuída ou flutuante. Tamanho populacional reduzido ou em declínio com probabilidade de extinção na natureza em pelo menos 50 por cento em 10 anos ou 3 gerações.

Fonte: MMA/SINIMA



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.