Ambiente Fauna

Pitiguari (Cyclarhis gujanensis)

Também denominado popularmente de gente-de-fora-vem, segundo a sonoridade de seu canto. Vive escondido na folhagem das árvores, sendo denunciado pela sua vocalização.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Vironidae

Nome científico: Cyclarhis gujanensis

Nome vulgar: Pitiguari

Categoria: não-consta

Também denominado popularmente de gente-de-fora-vem, segundo a sonoridade de seu canto. Vive escondido na folhagem das árvores, sendo denunciado pela sua vocalização. Canta em todos os meses do ano, às vezes mais de uma hora seguida e, depois, cala-se por algum tempo.

Alimentação: insetos, larvas e pequenos frutos.

Nidificação: a maior parte da construção do ninho é um trabalho da fêmea que utiliza fibras vegetais na confecção de uma tigela aberta e funda, revestida com musgos. O ninho é bem preso numa forquilha de árvores com auxílio de teias de aranha. Nele são postos os ovos branco-avermelhados com salpicos roxos e brancos, medindo 24 x 18 mm. O macho e a fêmea revezam-se na incubação, durante cerca de 14 dias, e alimentam os filhotes.

Hábitat: borda de matas, capoeiras, capões nas caatingas, parques e jardins.

Tamanho: 16,5 cm

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.