Ambiente Fauna

Pica-pau-anão (Picumnus cirratus)

Estão representadas aqui as 2 subespécies que se encontram em São Paulo: P. cirratus cirratus (1) e P. cirratus temminckii (2), ocorrendo na natureza vários registros de híbridos entre elas.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Piciformes

Família: Picidae

Nome científico: Picumnus cirratus

Nome vulgar: Pica-pau-anão

Categoria: Ameaçado

Entre as espécies do gênero Picumnus estão os menores pica-paus encontrados no Brasil. Para P. cirratus são consideradas 9 subespécies com padrões de colorido e distribuições geográficas diferentes. Estão representadas aqui as 2 subespécies que se encontram em São Paulo: P. cirratus cirratus (1) e P. cirratus temminckii (2), ocorrendo na natureza vários registros de híbridos entre elas.

Alimentação: larvas e adultos de pequenos insetos. Regularmente não apoia a cauda no substrato enquanto captura o alimento, como o fazem os outros pica-paus, pois suas retrizes são flexíveis. Captura formigas nos galhos e folhas do chapéu-do-sol (Terminalia catalpa).

Nidificação: o ninho é construído em ramos secos e delgados, até 5 m do solo, onde são postos 2 a 4 ovos. A entrada da cavidade escavada é diminuta, com cerca de 3 cm de diâmetro, limitando assim a visita de predadores; tal cavidade tem 10 a 20 cm de profundidade e seu diâmetro maior cerca de 6 cm.

Hábitat: florestas, matas ciliares e cerrados.

Tamanho: 1. 10,8 cm

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.