Ambiente Fauna

Pararu (Claravis godefrida)

É considerada uma espécie quase endêmica do Brasil. Macho - Duas faixas alares transversais cúpreo-castanhas e lados da cauda brancos. Fêmea - Parda com as faixas da asa sépia-violácea. Esta espécie vive escondida em matas fechadas e taquarais.

Envie para um amigo

 

Classe:  Aves

Ordem:  Columbiformes

Família:   Columbidae

Nome científico:   Claravis godefrida

Nome vulgar:  Pararu

Categoria: Ameaçada
 

Características: Dimorfismo sexual distinto. A plumagem do macho é cinza azulado, com duas largas faixas transversais na asa de cor castanho cobreada. A fêmea é parda, com faixas alares de coloração sépia-violácea. Espécie florestal de habito terrícola, explorando preferencialmente os taquarais de regiões serranas em busca da frutificação dessas plantas como fonte alimentar. Entretanto, pode forragear no solo de campos abertos, atraída por sementes de gramíneas que surgem com o rebrotamento pós-queimada. Os registros existentes indicam uma raridade natural em sua área de distribuição geográfica, embora alguns relatos antigos mencionem a espécie há mais de 50 anos. É considerada uma espécie quase endêmica do Brasil. Macho - Duas faixas alares transversais cúpreo-castanhas e lados da cauda brancos. Fêmea - Parda com as faixas da asa sépia-violácea. Esta espécie vive escondida em matas fechadas e taquarais.

Alimentação: taquaras, criciúma, sementes e frutos carnosos como o mamão

Tamanho: de 220 a 240 mm - Asa: 124 - Cauda: 91 - Bico: 15 - Tarso: 21

Comprimento: 23 a 24 cm

Ocorrência Geográfica: Habitam ambientes com florestas densas nas encostas das serras. Do Sul da Bahia até Santa Catarina. Predominantemente nas montanhas do Rio de Janeiro.

Cientista que descreveu: Temminck, 1811

Categoria/Critério: Ameaçada. Devastação do ecossistema. Distribuição fragmentada das matas.

Fonte: MMA/SINIMA



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.