Ambiente Fauna

Papagaio-galego (Amazona xanthops)

É uma espécie típica do Brasil, encontrada em regiões secas, a noroeste do Estado de Minas Gerais, na Bacia do rio São Francisco.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittaciae

Nome científico: Amazona xanthops

Nome vulgar: Papagaio-galego

Categoria: Ameaçada

q

É uma espécie típica do Brasil, encontrada em regiões secas, a noroeste do Estado de Minas Gerais, na Bacia do rio São Francisco. Atingem em torno de 25 a 27 centímetros e peso cerca de 300 a 350 gramas. Seu hábitat é o cerrado e a caatinga arbórea. Podendo ser visto em mata de galeria de São Paulo ao Paraná, na Bahia, Goiás, Piauí e Mato Grosso. O adulto possui a cabeça e a barriga amarelas, lados do corpo alaranjados, borda das pernas verde-escuro, formando um padrão escamoso; dorso e asas verde e bico rosa-claro. O filhote e alguns indivíduos adultos, apresentam a barriga verde. Alimentam-se de frutas e sementes. Bota de um a dois ovos. Constroem seus ninhos em ocos de árvores e o período de incubação é cerca de 28 dias. É uma espécie bastante tímida e que não aprende a falar como o papagaio verdadeiro. Pouco acostumado ao cativeiro assim dificultando a sua reprodução.

Fonte parcial: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. 2.° edição. CEMIG. Editare Editora.2003.



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.