Ambiente Fauna

Papa-formigas-da-Caatinga (Formicivora iheringi)

Essa espécie, muito pouco conhecida, foi descrita a partir de exemplares coletados na Bahia no início do século.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Formicariidae

Nome científico: Formicivora iheringi

Nome vulgar: Papa-formigas-da-Caatinga

Categoria: Ameaçada/ Vulnerável

Características: Essa espécie, muito pouco conhecida, foi descrita a partir de exemplares coletados na Bahia no início do século. Vive em matas secas, onde pode participar de bandos mistos. Curiosamente, esse papa-formiga possui notável semelhança morfológica com outro não ameaçado, Nyrmothelura axillaris, o qual se distingue a primeira vista por apresentar uma cauda mais comprida. Seu canto é bem característico e lembra o do gravatazinho (Rhopornis ardesiaca), que pode ocorrer nas mesmas matas sendo, porém, emitido mais fracamente (Sick 1985).

Comprimento: 11cm.

Ocorrência Geográfica: Interior da Bahia e Noroeste de Minas. Em MG, sua presença foi verificada apenas para o vale do rio Jequetinhonha, nos municípios de Divisópolis e Almenara.

Cientista que descreveu: Hellmayr, 1909.

Categoria/Critério: Ameaçada - Vulnerável. Área de distribuição restrita. Tamanho populacional reduzido com probabilidade de extinção na natureza em pelo menos 10 por cento em 100 anos.

Fonte: MMA/SINIMA



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.