Ambiente Fauna

Juriti (Leptotila verreauxi)

Esta espécie e a seguinte, L. rufaxilla, assemelham-se muito à primeira vista. Ambas têm as pontas das rectrizes laterais esbranquiçadas e as penas das axilas e parte inferior das asas ferrugíneas.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Columbiformes

Família: Columbidae

Nome científico: Leptotila verreauxi

Nome vulgar: Juriti

Categoria: Não consta

Esta espécie e a seguinte, L. rufaxilla, assemelham-se muito à primeira vista. Ambas têm as pontas das rectrizes laterais esbranquiçadas e as penas das axilas e parte inferior das asas ferrugíneas. Além disso, a extremidade da rêmige primária mais externa afina abruptamente. Características de L. verreauxi são o alto da cabeça cinza-claro, a região em torno dos olhos azulada, a face dorsal do pescoço verde-cobre e o restante do dorso cinza-pardacento; a maior parte da face ventral é violeta-clara e o abdômen esbranquiçado. Na fêmea, o colorido geral é mais claro do que o do macho, como também ocorre em L. rufaxilla.

Alimentação: sementes e pequenos frutos, coletados no solo. Como os demais columbídeos, ao beber, não eleva a cabeça para sorver a água, como o fazem as outras aves.

Nidificação: macho e fêmea constroem um ninho de gravetos, a cerca de 5 m do solo, em árvore ou arbusto. Nele são postos 2 ovos brancos ou cremes a camurça-pálidos, que medem 27-33 x 21-23 mm. O casal participa da incubação, que dura cerca de 14 dias, bem como da alimentação dos filhotes que inicialmente é representada pelo "leite-do-papo".

Hábitat: capoeiras, campos, cerrados e borda de matas.

Tamanho: 29,0 cm

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.