Ambiente Fauna

João-velho (Celeus flavescens)

Esta espécie apresenta variações cromáticas de acordo com a região geográfica de ocorrência, sendo representada por 3 subespécies.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Piciformes

Família: Picidae

Nome científico: Celeus flavescens

Nome vulgar: João-velho

Categoria:  Ameaçado

Esta espécie apresenta variações cromáticas de acordo com a região geográfica de ocorrência, sendo representada por 3 subespécies; aquela aqui mostrada é C. flavescens flavescens, que ocorre no Estado de São Paulo.

Alimentação: insetos e frutos como os de chá-de-bugre (Casearia sylvestris). Embora tenha hábitos arborícolas, desce ao solo onde captura formigas e cupins. A língua, que é extensível como nos demais pica-paus, apresenta espinhos córneos bem pronunciados distribuídos em 2 fileiras.

Nidificação: o ninho, em cavidades de árvores, pode ser construído a grande altura, em eucaliptos (Eucalyptus spp) mortos. Nele são postos os ovos que medem cerca de 31 x 21 mm.

Hábitat: florestas, pomares e caatingas.

Tamanho: 27,0 cm

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.